Casa projetada por Rino Levi é aberta ao público pela primeira vez com a exposição "Residência Moderna"

A Residência Castor Delgado Perez, projetada por Rino Levi, com paisagismo de Roberto Burle Marx, abre pela primeira vez suas portas ao público para a exposição "Residência Moderna", organizada por Luciana Brito Galeria. Localizada na Avenida Nove de Julho, em São Paulo, a obra de Levi, construída em 1959, foi recuperada pelo escritório Piratininga.

A galeria convidou seus artistas residentes no Brasil para acompanharem a revitalização da casa e, a partir desta vivência, conceber obras e intervenções especialmente destinadas a ela. Esta experiência deu origem à exposição “Residência Moderna”, que conta com obras de Caio Reisewitz, Héctor Zamora, Pablo Lobato, Rafael Carneiro, Regina Silveira, Rochelle Costi e Tiago Tebet, além de trabalhos selecionados dos espólios de Gaspar Gasparian, Geraldo de Barros, Thomaz Farkas e Waldemar Cordeiro.

 A exposição

Que uma galeria de arte contemporânea ocupe uma residência modernista tombada constitui um projeto, de certo modo, pouco usual, que permite tanto o acesso público a um espaço antes privado e de incontestável valor histórico, quanto a abertura a novas formas de pensar e exibir arte. Face a este contexto, a própria concepção da exposição deu-se de forma experimental e orgânica, a partir da interação estendida dos artistas com esse espaço denso, repleto de camadas. 

Residência Castor Delgado Perez / Rino Levi. Image © Acervo Digital Rino Levi FAU PUC Campinas

O deslocamento do modelo tradicional do cubo branco não significa, afinal, apenas ocupar uma arquitetura repleta de interferências visuais e paisagísticas, mas engloba uma relação com as estratificações simbólicas que a sustentam: as especificidades do momento histórico em que foi edificada; a herança modernista brasileira; as pesquisas e propostas de Rino Levi e Burle Marx; as vidas das famílias que a ocuparam; a transfiguração de um espaço de vida em um espaço de arte; o embate entre público e privado; entre outros desdobramentos.

Residência Castor Delgado Perez / Rino Levi. Image © Acervo Digital Rino Levi FAU PUC Campinas

A partir de encontros, intersecções e dissensos entre suas pesquisas e a Residência Castor Delgado Perez – compreendida como mais que uma casa, ou seja, como um ponto complexo de convergências narrativas histórico-sociais –, Caio Reisewitz, Héctor Zamora, Pablo Lobato, Rafael Carneiro, Regina Silveira, Rochelle Costi e Tiago Tebet conceberam distintas formas de ocupação dos espaços da casa, de suas salas, adega, jardins, copa, lareira, armários... Como decorrência disso, “Residência Moderna” é majoritariamente composta por obras inéditas e projetos site-specific. Aos artistas mencionados, somam-se obras do núcleo histórico da Galeria: Gaspar Gasparian, Geraldo de Barros, Thomaz Farkas e Waldemar Cordeiro. Os trabalhos exibidos, selecionados junto aos representantes dos espólios, estabelecem um íntimo diálogo com a arquitetura e o imaginário de Rino Levi, inclusive por serem, em geral, contemporâneos à casa, edificada no final da década de 1950.

Residência Castor Delgado Perez / Rino Levi. Image © Acervo Digital Rino Levi FAU PUC Campinas

Via Luciana Brito Galeria

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Casa projetada por Rino Levi é aberta ao público pela primeira vez com a exposição "Residência Moderna"" 07 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784987/casa-projetada-por-rino-levi-e-aberta-ao-publico-pela-primeira-vez-com-a-exposicao-residencia-moderna> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.