O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Encontrando seu amor na areia: A arquitetura instintiva do baiacu

Encontrando seu amor na areia: A arquitetura instintiva do baiacu

Encontrando seu amor na areia: A arquitetura instintiva do baiacu

Quanto esforço você está disposto a fazer para atrair alguém especial? O humilde baiacu japonês, com apenas doze centímetros de comprimento, provavelmente está se esforçando mais que você. Para atrair a melhor companhia dos mares, o baiacu macho passa pelo menos sete dias inteiros realizando um complexo ritual que envolve nadar no fundo do mar para formar ondulações e caminhos na areia. Se ele parar muito cedo, todo o esforço é varrido pelas correntes de água.

A obra concluída consiste em um conjunto de círculos concêntricos que medem até dois metros de diâmetro, com picos e vales que irradiam a partir do centro. Para o toque final, o baiacu decora as bordas de sua mandala de areia com conhas e fragmentos de corais. Potenciais companheiras julgam os machos com base em sua técnica de construção e, depois de tomar uma decisão, depositam seus ovos no centro. Quais os critérios avaliados pelas fêmeas? Não se sabe ao certo. Uma teoria, de acordo com o National Geographic, diz que "um ninho maior poderia indicar um macho mais forte ou mais apto - ambos traços desejáveis para as fêmeas". Para ver os baiacus arquitetos em ação, assista ao vídeo acima da BBC. 

Via BBC, National Geographic

Sobre este autor
Isabella Baranyk
Autor
Cita: Baranyk, Isabella. "Encontrando seu amor na areia: A arquitetura instintiva do baiacu" [Finding Love in the Sand: The Instinctive Architecture of the Pufferfish] 26 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869903/encontrando-seu-amor-na-areia-a-arquitetura-instintiva-do-baiacu> ISSN 0719-8906
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.