Encontrando seu amor na areia: A arquitetura instintiva do baiacu

Encontrando seu amor na areia: A arquitetura instintiva do baiacu

Quanto esforço você está disposto a fazer para atrair alguém especial? O humilde baiacu japonês, com apenas doze centímetros de comprimento, provavelmente está se esforçando mais que você. Para atrair a melhor companhia dos mares, o baiacu macho passa pelo menos sete dias inteiros realizando um complexo ritual que envolve nadar no fundo do mar para formar ondulações e caminhos na areia. Se ele parar muito cedo, todo o esforço é varrido pelas correntes de água.

A obra concluída consiste em um conjunto de círculos concêntricos que medem até dois metros de diâmetro, com picos e vales que irradiam a partir do centro. Para o toque final, o baiacu decora as bordas de sua mandala de areia com conhas e fragmentos de corais. Potenciais companheiras julgam os machos com base em sua técnica de construção e, depois de tomar uma decisão, depositam seus ovos no centro. Quais os critérios avaliados pelas fêmeas? Não se sabe ao certo. Uma teoria, de acordo com o National Geographic, diz que "um ninho maior poderia indicar um macho mais forte ou mais apto - ambos traços desejáveis para as fêmeas". Para ver os baiacus arquitetos em ação, assista ao vídeo acima da BBC. 

Via BBC, National Geographic

Sobre este autor
Cita: Baranyk, Isabella. "Encontrando seu amor na areia: A arquitetura instintiva do baiacu" [Finding Love in the Sand: The Instinctive Architecture of the Pufferfish] 26 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869903/encontrando-seu-amor-na-areia-a-arquitetura-instintiva-do-baiacu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.