O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Barcelona proibirá a circulação de automóveis muito poluentes em 2019

Barcelona proibirá a circulação de automóveis muito poluentes em 2019

Barcelona proibirá a circulação de automóveis muito poluentes em 2019
Barcelona proibirá a circulação de automóveis muito poluentes em 2019, © Flickr de Rodrigo Paredes. Licença  CC BY 2.0
© Flickr de Rodrigo Paredes. Licença CC BY 2.0

Liberar os centros urbanos dos automóveis é uma das medidas que várias cidades do mundo estão adotando, com o intuito de promover a mobilidade sustentável e, assim, melhorar a qualidade de vida dos habitantes. 

Nesse sentido, destacam-se as ações de diversas cidades, como Atenas, que restringem a circulação de veículos a diesel quando os níveis de poluição estão elevados, Hamburgo, que planeja conectar todas as suas áreas verdes para facilitar os deslocamentos a pé e de bicicleta, ou Madri, que proibirá a circulação de automóveis na Gran Via em 2019, entre outras cidades.

A este conjunto de cidades acaba de se juntar Barcelona, com a aprovação de um Plano Contra a Poluição do Ar que abrange 58 medidas, entre as quais proibir a circulação de veículos mais contaminantes, que correspondem às "caminhonetes registradas entes de 1 de outubro de 1994 e os automóveis registrados antes de 1 de janeiro de 1997", segundo indica o Departamento de Ecologia, Urbanismo e Mobilidade da Prefeitura de Barcelona.

A medida passará a valer para os 40 municípios da área metropolitana a partir de 1 de janeiro de 2019. 

No entanto, durante este ano, as autoridades esperam firmar um protocolo sobre as medidas implementadas em cada município, entre as quais: criar um cartão verde metropolitano para o transporte público, incentivar a renovação do parque automotivo de baixas emissões e informar os cidadãos sobre a necessidade de mudar os hábitos de mobilidade, entre outras. 

Deste modo, a cidade busca reduzir as emissões contaminantes dos automóveis em 30% nos próximos 15 anos, melhorando a qualidade do ar. A medida é uma reação ao último Relatório de Saúde da cidade, publicado em 2015, que comprovou que a qualidade do ar tem piorado e que a principal causa são os automóveis. 

Sobre este autor
Constanza Martínez Gaete
Autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Barcelona proibirá a circulação de automóveis muito poluentes em 2019" [Barcelona prohibirá la circulación de los automóviles más contaminantes en 2019] 06 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868477/barcelona-proibira-a-circulacao-de-automoveis-muito-poluentes-em-2019> ISSN 0719-8906