O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. "Corredores da diversidade": O segredo do sucesso dos conjuntos habitacionais de Singapura

"Corredores da diversidade": O segredo do sucesso dos conjuntos habitacionais de Singapura

"Corredores da diversidade": O segredo do sucesso dos conjuntos habitacionais de Singapura

Em novembro de 1960, foram erguidos os primeiros blocos habitacionais pela Câmara de Desenvolvimento e Habitação de Singapura, em resposta à grave falta de moradia para os 1,6 milhões de cidadãos do país. Avançando rapidamente para 2017, mais de 80% da população do país vive em conjuntos habitacionais, e destes, mais de 90% é proprietária da residência onde reside. Muitas vezes pintados em cores vibrantes, os conjuntos dão ênfase aos espaços sociais comunitários, frequentemente mantendo o térreo dos blocos como espaços públicos abertos. Estes podem incluir áreas para vendedores ambulantes, bancos, mesas, churrasqueiras e pavilhões onde os moradores podem socializar protegidos do sol. 

Diversidade em Conexão. Imagem © Siyuan Ma Diversidade em Comum. Imagem © Siyuan Ma Diversidade em Trânsito. Imagem © Siyuan Ma Diversidade em Crenças. Imagem © Siyuan Ma + 11

Diversidade em Comum. Imagem © Siyuan Ma
Diversidade em Comum. Imagem © Siyuan Ma

Os primeiros conjuntos pré-fabricados foram construídos em 1980, começando com apartamentos de 3 ou 4 quartos; rapidamente o processo avançou para a construção de edifícios de quase 50 pavimentos, feitos totalmente com elementos pré-fabricados, aumentando a eficiência e diminuindo a necessidade de mão-de-obra. Como a tecnologia de engenharia começaram a decolar, Singapura começou a investir em conjuntos sustentáveis, que incluem gestão de resíduos, coberturas verdes, sistemas de refrigeração passiva e jardins urbanos verticais. Atualmente, existem planos para sistemas de coleta de água da chuva, maior uso de painéis solares e sistemas de estacionamento duplo para bicicletas. [1]

Diversidade em Conexão. Imagem © Siyuan Ma
Diversidade em Conexão. Imagem © Siyuan Ma

Dada a grande diversidade étnica e cultural de Singapura, com quatro línguas oficiais (inglês, malaio, mandarim e tamil), o governo viu a necessidade de uma política de integração étnica em relação à habitação pública. Isso tem sido implementado desde 1989, garantindo que os conjuntos habitacionais representam uma grande variedade de indivíduos, evitando, entre outras coisas, a criação de guetos. Mostrando um olhar sobre a heterogeneidade de Singapura, o fotógrafo local Siyuan Ma, criou uma série de fotos no ícone de habitação pública de Singapura.

Diversidade em Trânsito. Imagem © Siyuan Ma
Diversidade em Trânsito. Imagem © Siyuan Ma

Com o objetivo de capturar a grande diversidade que caracteriza a pequena nação insular, Siyuan fotografou os corredores ao ar livre ao longo das fachadas dos blocos de apartamentos. Cada imagem foca em um aspecto diferente da diversidade, destacado nos títulos das imagens. Cada fotografia tem a mesma composição, dividida em duas metades: de um lado, na escala macro, Siyuan mostra a variedade de características urbanas que cercam os conjuntos, incluindo diferentes usos da terra, densidade de construção, infra-estrutura e funções contemporâneas. No outro lado, cada foto mostra a "escala pessoal", oferecendo um vislumbre da vida cotidiana dos indivíduos que habitam os conjuntos. Os corredores públicos também retratam a relação entre a vida comunitária e privada nos edifícios, uma vez que a barreira entre o espaço pessoal e o espaço coletivo é diluída pelos objetos pessoais deixados no espaço comunitário, expostos para quem passa.

Diversidade em Crenças. Imagem © Siyuan Ma
Diversidade em Crenças. Imagem © Siyuan Ma

Como o próprio fotógrafo descreve, "[A série] 'Corridors' celebra as imagens diversas e coloridas de Singapura que molda sua identidade coletiva."

Diversidade em Formas. Imagem © Siyuan Ma
Diversidade em Formas. Imagem © Siyuan Ma
Diversidade em Funções. Imagem © Siyuan Ma
Diversidade em Funções. Imagem © Siyuan Ma
Diversidade em Natureza. Imagem © Siyuan Ma
Diversidade em Natureza. Imagem © Siyuan Ma
Diversidade em Densidade. Imagem © Siyuan Ma
Diversidade em Densidade. Imagem © Siyuan Ma
Diversidade em Tempo. Imagem © Siyuan Ma
Diversidade em Tempo. Imagem © Siyuan Ma
Diversidade em Unidade. Imagem © Siyuan Ma
Diversidade em Unidade. Imagem © Siyuan Ma

Referências:

  1. Public Housing – A Singapore Icon | HDB InfoWEB.” Acessado em 11 de março de 2017.

Sobre este autor
Ariana Zilliacus
Autor
Cita: Zilliacus, Ariana. ""Corredores da diversidade": O segredo do sucesso dos conjuntos habitacionais de Singapura" ["Corridors of Diversity": Showcasing the Secret of Singapore's Public Housing Success] 22 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867533/corredores-da-diversidade-o-segredo-do-sucesso-dos-conjuntos-habitacionais-de-singapura> ISSN 0719-8906
Ler comentários