10 Princípios para um transporte urbano sustentável

Cortesia de GIZ

O Projeto de Transporte Urbano Sustentável (SUTP) é uma iniciativa que promove o transporte sustentável para que as cidades disponham de meios de transporte mais eficientes, limpos, que não causem congestionamentos e que sejam seguros, visando tornarem-se lugares mais habitáveis.

Criado em 2003 pela Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), através do Ministério Federal para o Desenvolvimento e Cooperação Econômica, este projeto compartilha experiências de mobilidade urbana de todo o mundo e promove assessorias aos governos municipais para a elaboração de políticas públicas relacionadas ao transporte.

Assim, busca implementar um paradigma de mobilidade centrado nas pessoas e em meios de transporte não poluentes, sob o lema "Movamos pessoas, não carros!". Deste modo, sobre esta ideia foram elaborados 10 princípios para um transporte urbano sustentável, citados a seguir e ilustrados no infográfico acima.

1. Planejar cidades densas e na escala humana
2. Criar cidades orientadas ao transporte público
3. Otimizar a malha viária e seu uso
4. Fomentar o caminhar e o uso da bicicleta
5. Implementar melhorias no transporte público
6. Controlar o uso de veículos
7. Gerir os estacionamentos
8. Promover o uso de veículos não poluentes
9. Comunicar soluções
10. Abordar os desafios exaustivamente

Para baixar o infográfico, clique aqui.

Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "10 Princípios para um transporte urbano sustentável" [Infografía: 10 principios para un Transporte Urbano Sostenible] 26 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805917/10-principios-para-um-transporte-urbano-sustentavel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.