O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. David Romero recria obras desaparecidas de Frank Lloyd Wright em imagens realistas

David Romero recria obras desaparecidas de Frank Lloyd Wright em imagens realistas

David Romero recria obras desaparecidas de Frank Lloyd Wright em imagens realistas
David Romero recria obras desaparecidas de Frank Lloyd Wright em imagens realistas, Edifício Larkin (1903-1950), reconstruído digitalmente por David Romero. Imagem © David Romero
Edifício Larkin (1903-1950), reconstruído digitalmente por David Romero. Imagem © David Romero

Apoiado em uma ampla gama de softwares, o arquiteto espanhol David Romero recriou digitalmente uma série de obras emblemáticas de Frank Llody Wright: de duas delas só restam os escombros e uma terceira nunca foi construída. Nos referimos a três projetos nos Estados Unidos: o Edifício Administrativo Larkin (1903-1950), a Casa Rose Pauson (1939-1943) e a Capela Trinity (1958), respectivamente.

"As ferramentas de visualização 3D que temos raramente se dedicam a pesquisar o passado da arquitetura e existe um campo imenso para ser explorado", disse Romero sobre seu projeto Hooked on the Past em uma conversa com o ArchDaily em Espanhol. O arquiteto trabalha com os softwares AutoCAD, 3ds Max, Vray e Photoshop e se baseia em fotografas em preto e branco, croquis e plantas das obras.

Casa Rose Pauson (1939-1943). Imagem © David Romero Casa Rose Pauson (1939-1943). Imagem © David Romero Capela Trinity (1958), um projeto nunca construído de Frank Lloyd Wright. Imagem © David Romero Capela Trinity (1958), um projeto nunca construído de Frank Lloyd Wright. Imagem © David Romero + 29

Edifício Larkin (1903-1950). Imagem © David Romero
Edifício Larkin (1903-1950). Imagem © David Romero

Como surgiu o Hooked on the Past?

David Romero (DR): Atualmente vivemos uma época dourada no uso dessas técnicas que praticamente terminaram com outros tipos de representação que antes eram habituais como as maquetes físicas. Como sabe, existe uma indústria baseada neste tipo de trabalho, que dirige seu olhar para o futuro da arquitetura mas, o que há no passado? As incríveis ferramentas que temos hoje em dia raramente se dedicam a pesquisar o passado da arquitetura e o certo é que existe um campo imenso por explorar.

Edifício Larkin (1903-1950). Imagem © David Romero
Edifício Larkin (1903-1950). Imagem © David Romero

Por que você escolheu estas obras?

DR: As obras que eu escolho passam por dois filtros. Primeiro procuro que sejam obras relevantes dentro da história da arquitetura, mas somente este filtro deixa centenas de milhares de obras por explorar. Logo, escolho alguma que me interesse em especial, algo muito mais subjetivo, porque sou um grande admirador da obra de Wright. 

Do Edifício Administrativo Larkin não existem fotografias coloridas e da casa Rose Pauson existem algumas, mas de baixa qualidade. O caso da Capela Trinity é diferente porque não chegou a ser construída. Meu trabalho aqui foi muito mais especulativo, mas tento entrar na cabeça de Wright e pensar como ele faria, baseando-me em outras obras suas que foram, de fato, construídas. 

Casa Rose Pauson (1939-1943). Imagem © David Romero
Casa Rose Pauson (1939-1943). Imagem © David Romero

Qual o trabalho de pesquisa e desenvolvimento para criar estas imagens?

DR: Tenho muitos livros de Wright e cada projeto é uma desculpa para comprar mais um. A internet é, claro, uma fonte inesgotável de recursos, não somente de arquitetura, mas de técnicas e tutoriais 3D e o fórum Savewright.org está repleto de fãs da obra de Wright que, generosamente, me ajudam nos projetos, por isso, os agradeço imensamente. Ultimamente, acadêmicos especializados em alguma obra concreta começaram a me procurar e também oferecem o seu apoio. Toda esta ajuda é fundamental para que eu possa desenvolver meu trabalho com certo rigor, pois não sou nenhum experto na obra de Wright, somente um fã.

Capela Trinity (1958), um projeto nunca construído de Frank Lloyd Wright. Imagem © David Romero
Capela Trinity (1958), um projeto nunca construído de Frank Lloyd Wright. Imagem © David Romero

Você tem mais projetos em mente? Quais?

DR: Eu adoraria modelar todos os projetos de Wright que já não existem e também todos os que nunca foram construídos, além das obras de outros arquitetos modernos como Mies, Aalto ou Soane. Também me interessa muito toda a arquitetura pré-colombiana e a arquitetura clássica (Grécia e Roma). Tenho uma lista na cabeça de uma vinte obras que quero dar continuidade. Quem dera eu tivesse mais tempo!

A seguir, conheça as obras recriadas por Romero:

Edifício Administrativo Larkin (1903-1950)

Edifício Larkin (1903-1950). Imagem © David Romero
Edifício Larkin (1903-1950). Imagem © David Romero

Edifício Larkin (1903-1950). Imagem © David Romero Edifício Larkin (1903-1950). Imagem © David Romero Edifício Larkin (1903-1950). Imagem © David Romero Edifício Larkin (1903-1950). Imagem © David Romero + 29

Foi desenhado em 1903 e construído entre 1904 e 1906 para a companhia de sabonetes Larkin em Buffalo, Nova York. Pelo declínio da empresa, em 1945 o edifício foi embargado por Buffalo. Quatro anos mais tarde foi vendido a Western Trading Corporation que anunciou sua demolição para construir uma parada de caminhões. Entretanto, o projeto nunca foi feito.

Casa Rose Pauson (1939-1943)

Casa Rose Pauson (1939-1943). Imagem © David Romero
Casa Rose Pauson (1939-1943). Imagem © David Romero

Casa Rose Pauson (1939-1943). Imagem © David Romero Casa Rose Pauson (1939-1943). Imagem © David Romero Casa Rose Pauson (1939-1943). Imagem © David Romero Casa Rose Pauson (1939-1943). Imagem © David Romero + 29

Desenhada e construída em 1940, no Arizona (Estados Unidos), este projeto, encarregado por Rose Pauson, sofreu um incêndio dois anos mais tarde, quando uma brasa da lareira alcançou a cortina de uma janela próxima. A moradia ficou em ruínas, mas se converteu em um ponto obrigatório de peregrinagem para os fanáticos da sua arquitetura.

Capela Trinity (1958)

Capela Trinity (1958), um projeto nunca construído de Frank Lloyd Wright. Imagem © David Romero
Capela Trinity (1958), um projeto nunca construído de Frank Lloyd Wright. Imagem © David Romero

Capela Trinity (1958), um projeto nunca construído de Frank Lloyd Wright. Imagem © David Romero Capela Trinity (1958), um projeto nunca construído de Frank Lloyd Wright. Imagem © David Romero Capela Trinity (1958), um projeto nunca construído de Frank Lloyd Wright. Imagem © David Romero Capela Trinity (1958), um projeto nunca construído de Frank Lloyd Wright. Imagem © David Romero + 29

Desenhada em 1958 para a Universidade de Oklahoma (EUA), esta capela não foi construída devido a uma confusão entre Lloyd Wright e seu cliente, Fred Jones. Jones queria que a capela fosse uma extensão da universidade, mas o arquiteto desenhou um novo edifício isolado. Jones rejeitou o projeto.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Nicolás Valencia
Autor
Cita: Valencia, Nicolás. "David Romero recria obras desaparecidas de Frank Lloyd Wright em imagens realistas" [David Romero recrea obras desaparecidas de Frank Lloyd Wright en estas realistas imágenes] 23 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805679/david-romero-recria-obras-desaparecidas-de-frank-lloyd-wright-em-imagens-realistas> ISSN 0719-8906