Selecionados 5 finalistas para o Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea Mies Van der Rohe 2017

Cinco projetos europeus foram selecionados como finalistas para o Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea Mies Van der Rohe 2017. Escolhidos de uma seleção de 40 projetos, os cinco finalistas foram elogiados pelo júri por sua capacidade de "responder às preocupações da sociedade europeia de hoje".

"Nosso instinto poderia ser resumido pelas palavras de Peter Smithson: "as coisas precisam ser comuns e heroicas ao mesmo tempo", disse o presidente do júri, Stephen Bates. "Estávamos à procura de uma normalidade cujo lirismo discreto estivesse cheio de potencial".

Até abril, os membros do júri visitarão cada projeto finalista para avaliar os edifícios em primeira mão e ver como eles são usados pelo público. O vencedor do prêmio será anunciado em Bruxelas em 16 de maio.

Os cinco finalistas são:

deFlat Kleiburg; Amsterdã, Holanda / NL Architects + XVW architectuur

deFlat Kleiburg; Amsterdã, Holanda / NL Architects + XVW architectuur. Image © Stijn Spoelstra
deFlat Kleiburg; Amsterdã, The Netherlands / NL Architects + XVW architectuur. Image © Stijn Spoelstra

Ely Court; Londres, Reino Unido / Alison Brooks Architects

Ely Court; Londres / Alison Brooks Architects. Image © Paul Riddle
Ely Court; Londres / Alison Brooks Architects. Image © Paul Riddle

Kannikegården; Ribe, Dinamarca / Lundgaard & Tranberg Architects

Kannikegården; Ribe, Dinamarca / Lundgaard & Tranberg Architects. Image © Anders Sune Berg
Kannikegården; Ribe, Dinamarca / Lundgaard & Tranberg Architects. Image © Anders Sune Berg

Katyn Museum; Varsóvia, Polônia / BBGK Architekci

Katyn Museum; Varsóvia, Polônia / BBGK Architekci. Image © Juliusz Sokolowski
Katyn Museum; Varsóvia, Polônia / BBGK Architekci. Image © Juliusz Sokolowski

Rivesaltes Memorial Museum; Rivesaltes, França / Rudy Ricciotti

Rivesaltes Memorial Museum; Rivesaltes, França / Rudy Ricciotti. Image © Kevin Dolmaire
Rivesaltes Memorial Museum; Rivesaltes, França / Rudy Ricciotti. Image © Kevin Dolmaire

"A seleção do júri consolida o Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea - Mies van der Rohe como um elemento estratégico para promover a investigação, o debate e a divulgação da arquitetura contemporânea na Europa", explicou Anna Ramos, Diretora da Fundació Mies van Der Rohe.

"Questões como a habitação coletiva, a complexidade da cidade europeia - contemporânea e histórica - e a capacidade da arquitetura para criar espaços simbólicos nos proporcionam a oportunidade de alargar o debate sobre as obras finalistas para além dos circuitos arquitetônicos, porque respondem às preocupações da sociedade europeia atual".

Malgorzata Omilanowska, historiadora da arte, ex-ministra da Cultura da Polônia e membro do Júri, acrescentou: "a habitação social, a memória e o problema do contexto e as novas construções nos antigos centros urbanos têm-se revelado importantes para nós como Júri. Os trabalhos finalistas mostram a problemática do nosso tempo; O que aconteceu no ano passado revela o problema realmente profundo do populismo e da falta de memória. Estes 5 projetos mostram o problema que enfrentamos como cidadãos, não apenas como especialistas em arquitetura, mas como membros da sociedade atual ".

Novo para o programa de prêmios deste ano, os 5 finalistas e os edifícios de Prêmio Arquiteto Emergente serão expostos ao público entre 20 e 28 de maio para conhecer os arquitetos e organizadores do Prêmio e ter uma chance de aprender mais sobre os projetos.

Fundada em 1987 pela União Europeia, a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e a Fundació Mies van der Rohe - Barcelona, o prêmio de 60.000 € é um dos mais prestigiados e importantes premiações de arquitetura europeia. O prêmio é concedido bienalmente a obras que foram concluídas nos últimos dois anos. Os vencedores anteriores incluíram a Sala Filarmônica Barozzi / Veiga Szczecin (2015); o Harpa Concert Hall and Conference Center em Reykjavik (2013), projetado pelo escritório dinamarquês Henning Larsen em colaboração com os islandeses do Batteríið e o artista Olafur Elíasson; e o Neues Museum em Berlin (2011), projetado por David Chipperfield Architects e Julian Harrap.

Saiba mais sobre o prêmio aqui.

Notícia via Fundació Mies van der Rohe.

40 Projetos selecionados para o Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea 2017 - Mies van der Rohe Award

Philharmonic Hall Szczecin, de Barozzi / Veiga, vence o Mies van der Rohe Award 2015

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Selecionados 5 finalistas para o Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea Mies Van der Rohe 2017" 15 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805351/selecionados-5-finalistas-para-o-premio-europeu-de-arquitetura-contemporanea-mies-van-der-rohe-2017> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.