Em foco: Félix Candela

Imagem via candelastructures.org

"Cada obra de arte é uma interpretação do mundo, daquilo que você está pensando; uma realização de sua percepção que cria e almeja um mundo diferente. Ao fim, uma obra de arte é apenas uma oferenda à arte."

O arquiteto espanhol Félix Candela (27/01/1910 – 07/12/1997) é conhecido por redefinir a relação da arquitetura com as soluções estruturais, desempenhando um importante papel no desenvolvimento de novas formas estruturais de concreto. Suas experimentações com este material deram origem a obras como o restaurante Los Manantialies na região de Xochimilco, Cidade do México, e o Palácio dos Esportes em Iztacalco.

Candela se formou na Escola Técnica Superior de Arquitetura de Madi em 1935, antes de receber uma bolsa para estudar na Alemanha. No entanto, seus estudos duraram pouco pois, com o estopim da Guerra Civil espanhola, Candela voltou para se unir à luta contra Francisco Franco. Ao fim da guerra, em 1939, o arquiteto se exilou no México. 

Após dez anos no México, Candela fundou o escritório Cubiertas Ala, através do qual construiu finas estruturas em casca, feitas de concreto reforçado, que lhe renderam fama internacional nas décadas de 1950 e 1960. Em 1961, Candela recebei o prêmio Auguste Perret. 

Pavilhão Cosmic Rays. Imagem © Flickr user recluse26 licensed under CC BY-NC-SA 2.0

Após concluir o projeto do Palácio dos Esportes para as Olimpíadas do México de 1968, Candela mudou-se para os Estados Unidos, onde passou por uma profunda transformação profissional e criativa, deixando de lado seus trabalhos em engenharia e dedicando-se cada vez mais à arquitetura. Além disso, trabalhou como professor na Universidade de Illinois até 1978. 

Candela assinou muitos projetos ao longo de sua carreira e talvez o aspecto mais marcante de muitos deles seja o emprego do paraboloide hiperbólico, uma forma geométrica que se tornou a assinatura da obra de Candela. 

Em foco: Félix Candela  - Mais Imagens

Clássicos da Arquitetura: Restaurante Los Manantiales / Félix Candela

Clássicos da Arquitetura: Palácio dos Esportes / Félix Candela

Sobre este autor
Cita: Watkins, Katie. "Em foco: Félix Candela " [Spotlight: Félix Candela ] 27 Jan 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804243/em-foco-felix-candela> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.