Clássicos da Arquitetura: Palácio dos Esportes / Félix Candela

Cidade do México, México
  • Arquitetos: Félix Candela; Félix Candela
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  27171
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  1968
  • Fotógrafo
    Fotografías:

A construção do Palácio dos Esportes foi iniciada no ano de 1966 e concluída em 1968, ano em que o México sediou os Jogos Olímpicos. Esta obra é um projeto colaborativo dos arquitetos Félix Candela, Antonio Peyrí Maciá e Enrique Castañeda Tamborell. Sua forma geodésica e sua cobertura em cobre são características dessa obra arquitetônica representativa do movimento racionalista.
A seguir veja mais imagens e um vídeo da obra.

Clássicos da Arquitetura: Palácio dos Esportes / Félix Candela - Mais Imagens+ 6

O arquiteto mexicano Félix Candela, baseado no racionalismo e tendo como precedente as estruturas de Pier Luigi Nervi no Palácio dos Esportes de Roma (construídas para os Jogos Olímpicos de Roma 1960), idealizou a cobertura do palácio em sua famosa solução estrutural de cascas de concreto, com base nos paraboloides.

Usuário do Flickr Monitor Encendido

Substituiu o concreto para cobrir a área do palácio com cobre, material pouco usual. A intenção dessa estrutura de Candela é a cobertura de grandes áreas com materiais pouco espessos e livres de colunas.

Cortesia de skyscrapercity.com

A planta do edifício é circular, com uma cúpula geodésica composta por quadros que abrangem um vão máximo de 160 metros e cobrem uma área aproximada de 27.171 m². A cúpula é composta de paraboloides hiperbólicas de alumínio tubular cobertas por uma subestrutura de lâminas de madeira revestidas de cobre resistente a água, sustentadas em grandes arcos de aço.

Usuário do tumblr heskert

Dezenas de pilares de concreto cobertos com tijolos nos quatro lados atuam como contrafortes da estrutura da cúpula, além de dar forma aos pórticos de acesso ao recinto. Outros pilares mais esbeltos e inclinados em forma de V servem como suportes para a estrutura externa, que forma uma primeira rampa que circunda o ambiente.

Usuário do tumblr heskert

A estrutura é conformada por linhas retas com diferentes inclinações, todas chegando a pontos específicos para criar a geodésica tridimensional. Essa armadura se repete indefinidamente coexistindo com os arcos das cúpulas e descansando sobre os contrafortes.

Usuário do Wikipedia protoplasmaKid

Programaticamente, os quatro níveis principais funcionam como arquibancadas, camarotes e instalações diversas. No mezanino atualmente há locais para alimentação e sanitários. 

Cortesia de Time Out México

Em relação aos Jogos Olímpicos de 1968, as formas dos edifícios de estruturas experimentais, como o Palácio dos Esportes, cumpriam uma função cenográfica, característica própria na exposição de um espetáculo. Parte da elaboração desse show arquitetônico, de vanguarda formal, deveu-se à pressão exercida sobre os arquitetos ante a necessidade de evidenciar-se ao mundo.

Usuário do tumblr heskert
Cidade do México, México
  • Arquitetos: Félix Candela; Félix Candela
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  27171
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  1968
  • Fotógrafo
    Fotografías:

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Río Churubusco, Iztacalco, Cidade do México, Distrito Federal, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Cruz, Daniela. "Clássicos da Arquitetura: Palácio dos Esportes / Félix Candela" [Clásicos de Arquitectura: Palacio de los Deportes / Félix Candela] 18 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787664/classicos-da-arquitetura-palacio-dos-esportes-felix-candela> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.