Guia do urbanista tático: materiais e projeto

O urbanismo tático corresponde às intervenções que permitem experimentar mudanças na cidade por um período determinado, oferecendo uma aproximação ao impacto causado caso a iniciativa fosse, de fato, executada. 

Em todo o mundo existem vários casos que, diante das necessidades da população, buscaram soluções a partir de intervenções feitas com materiais econômicos e de rápida implementação. 

Talvez um dos exemplos mais emblemáticos seja a avenida Times Square em Nova Iorque, região que começou a receber intervenções do Departamento de Trânsito, transformando-se, aos poucos, em um lugar mais agradável para os pedestres e ciclistas.

O resultado foi tão positivo para os habitantes que em 2009 esta movimentada região de Manhattan foi aberta para circulação exclusiva de pedestres e ciclistas, passando, desde então, a ser um dos espaços públicos mais importantes da cidade. 

Este é um dos diversos exemplos usados pelo Guia do Urbanista Tático: Materiais e Projeto (versão 1.0) [Tactical Urbanist's Guide to Materials and Design v.1.0], realizado pela empresa americana Street Plans, com financiamento de John S. and James L. Knight Foundation e revisão de NACTO e Vision Zero Network.

Este guia é define o urbanismo tético como "um enfoque para construir bairros que contem com intervenções e políticas de curto prazo, baixo custo e escaláveis, visando catalizar mudanças em longo prazo."

Voltada a planejadores, engenheiros de trânsito, organizações comunitárias ou qualquer pessoa interessada em melhor a qualidade do espaço público, esta publicação tem como objetivo instruir sobre o projeto de intervenções definidas como urbanismo tático a partir de experiências internacionais que buscam tornar as ruas mais seguras para todos. 

Veja a publicação a seguir ou faça o download aqui.

Tactical Urbanist's Guide to Materials and Design v.1.0

Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "Guia do urbanista tático: materiais e projeto" 27 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804114/guia-do-urbanista-tatico-materiais-e-projeto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.