A engenharia por trás da fachada hexagonal do projeto "Honeycomb" do BIG

O escritório BIG é conhecido por seus edifícios pouco convencionais que muitas vezes levantam a questão: "como eles foram capazes de fazer isso?" É o caso do Honeycomb, um luxuoso edifício de oito pavimentos atualmente em construção nas Bahamas. A marca do projeto é a sua fachada hexagonal composta por varandas privadas, cada uma com a sua própria piscina exterior e fechamento em vidro. A fachada foi também o maior desafio de engenharia do projeto, com cada varanda pesando entre 48 e 122 mil quilogramas (incluindo a água das piscinas) e projetando-se em balanços de até 5,5 metros.

A engenharia por trás da fachada hexagonal do projeto Honeycomb do BIG - Mais Imagens+ 10

© BIG

Um fator essencial para o projeto foi o uso de um concreto especial capaz de suportar balanços de mais de 17 metros sem apoios. Isto foi alcançado através da redução do peso da laje, mantendo a sua resistência e rigidez. 

Cortesia de DeSimone Consulting Engineers
Cortesia de DeSimone Consulting Engineers

As varandas são compostas por uma laje reforçada de 33 cm de espessura. O que é especialmente inteligente, e que permite que a laje tenha essa espessura, é que as placas da laje "se dobram para baixo no ponto mais profundo da piscina, alinhando-se com a parede da unidade inferior" e apoiando-se sobre ela.

© BIG
© BIG

Devido às divisórias escalonadas e à fachada variada, essas paredes por vezes se conectam a uma coluna estrutural, agindo "como um apoio rígido que suporta a laje acima e abaixo." Em outras junções não há coluna - aqui "a parede não é tão rígida, mas ainda suporta a carga vertical da faixa de coluna." Estas paredes de de concreto de 45 centímetros de espessura não só aumentam o apoio estrutural, mas juntam-se no assoalho inclinado piscina para formar a estrutura de favo de mel hexagonal.

Cortesia de DeSimone Consulting Engineers
Cortesia de DeSimone Consulting Engineers

Ao passo que a profundidade dos balanços cria um espaço externo, os equipamentos instalados na varanda impuseram um desafio extra. Tanto a cozinha de verão como a piscina exigiram um núcleo de serviços que fosse acessível e à prova d'água.

© BIG

Por apresentar uma geometria pouco convencional, a fachada hexagonal exigiu um uso cuidadoso dos materiais, assim, todo o concreto usado no edifício foi reforçado para garantir a rigidez estrutural do conjunto.

Cortesia de DeSimone Consulting Engineers

.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lam, Sharon. "A engenharia por trás da fachada hexagonal do projeto "Honeycomb" do BIG" [Hexagons for a Reason: The Innovative Engineering Behind BIG's Honeycomb] 04 Jan 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802648/a-engenharia-por-tras-da-fachada-hexagonal-do-projeto-honeycomb-do-big> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.