O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Andaluzia cancela projeto de Álvaro Siza em Alhambra

Andaluzia cancela projeto de Álvaro Siza em Alhambra

Andaluzia cancela projeto de Álvaro Siza em Alhambra
Andaluzia cancela projeto de Álvaro Siza em Alhambra, Nueva Puerta, el proyecto de Alvaro Siza y Juan Domingo Santos. Image ©  Alvaro Siza Vieira + Juan Domingo Santos; Rendering by LT Studios
Nueva Puerta, el proyecto de Alvaro Siza y Juan Domingo Santos. Image © Alvaro Siza Vieira + Juan Domingo Santos; Rendering by LT Studios

As autoridades de Andaluzia, Espanha, decidiram não construir Puerta Nueva, o projeto para o novo átrio de Alhambra, concebido por Álvaro Siza e Juan Domingo Santos e vencedor de um concurso internacional realizado em 2010. De acordo com o jornal El País, a comunidade autônoma tomou a decisão com base no último relatório da Icomos, que rechaça a proposta porque esta teria uma "impacto negativo no valor universal excepcional deste Patrimônio Mundial."

O projeto ocasionou uma longa discussão com o patronato do monumento, a Prefeitura de Granada, e outras instituições culturais de Andaluzia devido à alta concentração de serviços comerciais que a proposta incluiria. "Como é possível argumentar que o projeto não está integrado e é invasivo na paisagem quando o júri destacou que uma de suas principais virtudes era sua integração em um lugar tão sensível e alterado desde os anos cinquenta do século passado", responderam Siza e Santos à decisão de Andaluzia.

Maqueta. Image ©  Alvaro Siza Vieira + Juan Domingo Santos; Rendering by LT Studios
Maqueta. Image © Alvaro Siza Vieira + Juan Domingo Santos; Rendering by LT Studios

Com um orçamento de 45 milhões de euros, o projeto de 5.700 metros quadrados criaria uma zona de transição entre a chegada dos visitantes e o acesso ao monumento que recebe mais de 2,5 milhões de visitas anuais. Seu programa incluía um hall de entrada, áreas de atendimento aos turistas e informações culturais, além de estabelecimentos comercias, cafeterias e restaurante. O projeto propunha que os estacionamentos fossem subterrâneos, eliminando seu impacto visual.

Formalmente, o projeto propunha uma série de pátios fechados e sombreados e amplos terraços ensolarados. Em 2014 o projeto foi apresentado em Berlim na exposição "Visões de la Alhambra", na qual o curador António Choupina destacou que "o edifício se funde com a paisagem, articulando documentos manuscritos que esboçam as antigas terras de cultivo com as elevações dos jardins escalonados que se encontram na villa Generalife."

Segundo o El País, a direção de Alhambra se concentrará no "restauro do conjunto e na recuperação do patrimônio no bairro e Albaicín."

Via El País.

Álvaro Siza e Juan Domingo Santos projetam novo acesso de Alhambra

Exposição "Visões do Alhambra" mostra intervenção de Álvaro Siza em monumento histórico de Granada

Cita: Valencia, Nicolás. "Andaluzia cancela projeto de Álvaro Siza em Alhambra" 23 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802103/andaluzia-cancela-projeto-de-alvaro-siza-em-alhambra> ISSN 0719-8906