Andaluzia cancela projeto de Álvaro Siza em Alhambra

Andaluzia cancela projeto de Álvaro Siza em Alhambra

As autoridades de Andaluzia, Espanha, decidiram não construir Puerta Nueva, o projeto para o novo átrio de Alhambra, concebido por Álvaro Siza e Juan Domingo Santos e vencedor de um concurso internacional realizado em 2010. De acordo com o jornal El País, a comunidade autônoma tomou a decisão com base no último relatório da Icomos, que rechaça a proposta porque esta teria uma "impacto negativo no valor universal excepcional deste Patrimônio Mundial."

O projeto ocasionou uma longa discussão com o patronato do monumento, a Prefeitura de Granada, e outras instituições culturais de Andaluzia devido à alta concentração de serviços comerciais que a proposta incluiria. "Como é possível argumentar que o projeto não está integrado e é invasivo na paisagem quando o júri destacou que uma de suas principais virtudes era sua integração em um lugar tão sensível e alterado desde os anos cinquenta do século passado", responderam Siza e Santos à decisão de Andaluzia.

Maqueta. Image ©  Alvaro Siza Vieira + Juan Domingo Santos; Rendering by LT Studios
Maqueta. Image © Alvaro Siza Vieira + Juan Domingo Santos; Rendering by LT Studios

Com um orçamento de 45 milhões de euros, o projeto de 5.700 metros quadrados criaria uma zona de transição entre a chegada dos visitantes e o acesso ao monumento que recebe mais de 2,5 milhões de visitas anuais. Seu programa incluía um hall de entrada, áreas de atendimento aos turistas e informações culturais, além de estabelecimentos comercias, cafeterias e restaurante. O projeto propunha que os estacionamentos fossem subterrâneos, eliminando seu impacto visual.

Formalmente, o projeto propunha uma série de pátios fechados e sombreados e amplos terraços ensolarados. Em 2014 o projeto foi apresentado em Berlim na exposição "Visões de la Alhambra", na qual o curador António Choupina destacou que "o edifício se funde com a paisagem, articulando documentos manuscritos que esboçam as antigas terras de cultivo com as elevações dos jardins escalonados que se encontram na villa Generalife."

Segundo o El País, a direção de Alhambra se concentrará no "restauro do conjunto e na recuperação do patrimônio no bairro e Albaicín."

Via El País.

Álvaro Siza e Juan Domingo Santos projetam novo acesso de Alhambra

Exposição "Visões do Alhambra" mostra intervenção de Álvaro Siza em monumento histórico de Granada

Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Andaluzia cancela projeto de Álvaro Siza em Alhambra" 23 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802103/andaluzia-cancela-projeto-de-alvaro-siza-em-alhambra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.