Quatro experimentos em habitação social na Europa

Os desafios associados à oferta de habitação adequada e acessível em todo o mundo exigem que os arquitetos respondam com soluções originais que desafiam formas de construção, tipologias e métodos tradicionais.

Em reconhecimento desta demanda, no mês passado, o World Architecture Festiva em Berlim escolheu a habitação como seu foco temático. O festival fez manchetes com o discurso principal inflamatório de Patrik Schumacher que pedia que as cidades fossem entregues inteiramente às forças do mercado, acabando com a habitação social e privatizando todo o espaço público. A controvérsia que se seguiu desmentiu a diversidade do discurso sobre habitação no Festival e a apresentação de respostas arquitetônicas inovadoras aos desafios de habitação.

O WAF também apresentou um painel, com curadoria e produção de PLANE-SITE, que reuniu os arquitetos de quatro projetos habitacionais inventivos. Esses projetos representam uma diversidade de abordagens para desafios de habitação semelhantes em contextos globais radicalmente diferentes. Do readensamento dos centros urbanos europeus à rápida urbanização de megalópoles asiáticas, estes modelos radicais de habitação desafiaram os paradigmas existentes a fim de promover o bem-estar dos moradores. Em contraste com o discurso reacionário de Schumacher, o painel apresentou propostas que foram deliberadamente projetadas para promover a vida comunitária e interação social entre os moradores - e em alguns casos também com outros cidadãos em espaços que diluem a fronteira entre público e privado.

Além propostas futuras, o painel apresentou também projetos reais e inovadores que são atualmente habitados, expondo a vida cotidiana dos residentes. Vídeos preparados com antecedência apoiaram as apresentações dos arquitetos. fazendo uso das opiniões dos moradores, a apresentação investigou como a inovação projetual se concretizou na realidade dessas pessoas.

PLANE-SITE visitou cada um dos projetos e entrevistou os moradores, observando e documentando suas vidas em casa nesses projetos experimentais. Suas experiências em primeira mão, sem roteiro e em suas próprias palavras, complementaram cada uma das declarações dos arquitetos e validaram seus protótipos arquitetônicos.

R50 Cohousing / ifau und Jesko Fezer + Heide von Beckerath (Berlim, Alemanha)

.

Quatro experimentos em habitação social na Europa - Mais Imagens+ 12

Coop Housing at Spreefeld / Carpaneto Architekten, Fatkoehl Architekten, BARarchitekten (Berlim, Alemanha)

.

Quatro experimentos em habitação social na Europa - Mais Imagens+ 12

Timmerhuis / OMA (Roterdã, Países Baixos)

.

Quatro experimentos em habitação social na Europa - Mais Imagens+ 12

SkyVille @ Dawson / WOHA (Singapura)

.

Quatro experimentos em habitação social na Europa - Mais Imagens+ 12

Créditos:

Texto: Michael Maginness for PLANE–SITE
Vídeos: Michael Waldrep for PLANE–SITE
Curadore e moderador do painél do WAF: Andrés Ramirez para PLANE–SITE

Sobre este autor
Cita: Maginness, Michael. "Quatro experimentos em habitação social na Europa" [Real Takes on Real(ly Successful) Housing Experiments] 24 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801890/quatro-experimentos-em-habitacao-social-na-europa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.