O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Paz, a mensagem de esperança de Outsiders Krew em Bogotá

Paz, a mensagem de esperança de Outsiders Krew em Bogotá

Paz, a mensagem de esperança de Outsiders Krew em Bogotá

Em um ano marcado pelo Plebiscito pela Paz e o posterior cenário de pós-conflito na Colômbia, hoje a comunidade do bairro Mariscal Sucre em Bogotá se enaltece ante a cidade e o país graças ao mural que integra suas fachadas. Por meio da palavra PAZ, o bairro sobressai de seu contexto informal e marginal, para incluir-se na paisagem urbana composta por morros, por meio dessa obra de arte urbana.

Este é o resultado do trabalho de Outsiders Krew no setor nordeste da capital, nas costas dos morros sobre a Avenida Circunvalar. Em sua segunda visita, os artistas conseguiram estabelecer uma ligação com o bairro vizinho, Chapinero Alto, e com a própria cidade. Sua disposição estratégica formou a palavra PAZ sobre uma rica paleta de cores (verde, violeta, rosa e azul) e a soma de todas as suas fachadas na inclinação significativa da ladeira.

© Outsiders Krew © Outsiders Krew © Outsiders Krew © Outsiders Krew + 15

Mural em andamento no bairro Mariscal Sucre de Bogotá, Colômbia. Imagem © Outsiders Krew
Mural em andamento no bairro Mariscal Sucre de Bogotá, Colômbia. Imagem © Outsiders Krew

Em 2014, Outsiders Krew  visitou o bairro deixando ilustradas as palavras "felicidade, humildade e amor". Seu objetivo com esse projeto é "chamar a atenção com a linguagem do grafite, sobre uma comunidade que se expressa através de suas próprias palavras, pois apesar das dificuldades e de serem excluídos, estão construindo uma voz ante a cidade", assegura Seb Toussaint, integrante da dupla.

Como parte do projeto "Share the word", esta dupla francesa Seb e Spag, de Caen, empreenderam um projeto de viajar por três anos, por nove países como o Quênia, Indonésia, Etiópia, Nepal, Egito e Brasil. Os franceses conseguiram dar voz às comunidades menos favorecidas, escolhendo palavras apropriadas para a sua situação atual e principalmente eleitas pela comunidade para exaltar a presença de bairros marginais. A questão do projeto em Bogotá veio a convite de artistas pelo voluntário da Pontificia Universidad Javeriana, que em 2016 cumpriu 10 anos de trabalho social.

Mural em andamento. Imagem © Outsiders Krew
Mural em andamento. Imagem © Outsiders Krew

O projeto foi iniciado em fevereiro desse ano e materializou-se em 40 dias entre julho e agosto. Um total de 16 casas do bairro juntaram-se aos 114 murais das que já participaram nos diferentes países da turnê Outsider Krew. Devido aos recentes acontecimentos na Colômbia, considerou-se apropriado a palavra PAZ para ilustrar a vizinhança. Para o mural foram necessários 800 litros de tinta e vinte voluntários, incluindo os vizinhos Masuren Sucre e de Chapinero Alto, além dos membros da Pontifícia Universidade Javeriana.

© Outsiders Krew
© Outsiders Krew

Junto ao presidente da Junta de Ação Comunal, Juan Emilio Parra, eles foram a cada uma das moradias expondo o projeto e consultando a aprovação e participação da comunidade. A eleição do local, como ponto de visualização do mural, engaja em um diálogo como elemento urbano para comunicar e reconciliar a diferença entre bairros, ajudando a torná-los visíveis através da cidade.

© Outsiders Krew
© Outsiders Krew

"É um lugar por onde passa muita gente, além de ser uma fronteira. E de cada lado um bairro de estratos sociais diferentes", explicaram os artistas.

Agradecimentos a Outsiders Krew.

© Outsiders Krew
© Outsiders Krew
© Outsiders Krew
© Outsiders Krew
© Outsiders Krew
© Outsiders Krew
Paz, a mensagem de esperança de Outsiders Krew em Bogotá, © Outsiders Krew
© Outsiders Krew

Ver a galeria completa

Cita: Quintero. "Paz, a mensagem de esperança de Outsiders Krew em Bogotá" [PAZ, el esperanzador mensaje de Outsiders Krew en Bogotá] 25 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800147/paz-a-mensagem-de-esperanca-de-outsiders-krew-em-bogota> ISSN 0719-8906