Envie-nos seus panoramas 360° e ajude a ampliar o acesso à arquitetura

Tecnologias de imersão espacial estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis no campo da arquitetura. Isso é visto no crescente número de ferramentas disponíveis que proporcionam experiências de realidade virtual (VR), hologramas e videos/fotografias em 360°. À transmissão do conhecimento essencialmente passiva, estas tecnologias dão um passo em direção a experiências ativas que oferecem a possibilidade de apreensão espacial -- logo, acesso ao conhecimento de arquitetura -- com o corpo, e não apenas com os olhos.

A experiência da arquitetura por meios virtuais está cada vez mais próxima da experiência real do espaço e, apesar da consciência de que estas imagens que nos são oferecidas não passam de representações, o potencial destes novos dispositivos  -- seja no ensino ou na prática arquitetônica -- não deve ser negligenciado.

Há oito anos o ArchDaily mergulhou na missão de se tornar a maior fonte de informação, inspiração e ferramentas para os arquitetos, assim, não podemos deixar de lado estas novas tecnologias, mas devemos incorporá-las ao nosso conjunto de instrumentos que nos ajudam a seguir cumprindo diariamente nossa missão.

Com isso em mente, convidamos nossos leitores brasileiros a fazerem parte desse processo que visa, nesse primeiro momento, incorporar a tecnologia dos panoramas 360° em nosso banco de dados de projeto, oferecendo de volta a todo nosso público a possibilidade de experienciar projetos que não acessíveis a todos.

Trata-se de uma chamada colaborativa que, por sua natureza experimental, está inicialmente reduzida a locais ou projetos específicos de cinco cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Porto Alegre. Os locais são:

São Paulo

Rio de Janeiro

Brasília

  • Catedral de Brasília
  • Superquadra Sul 308
  • Praça dos Três Poderes
  • Palácio do Itamaraty
  • Eixo Monumental
  • Centro Cultural do Banco do Brasil

Salvador

Porto Alegre

As imagens panorâmicas podem ser feitas em qualquer aplicativo ou dispositivo de captura de imagens em 360°, como o Ricoh Theta e Google Maps, e devem, em seguida, ser carregadas no aplicativo gratuito Panorama 360 (que também cria imagens panorâmicas de alta qualidade), desenvolvido pela empresa indiana TeliportMe. Ao compartilhar a imagem, não esqueça de assinalar o ArchDaily nas opções de conexão social, assim, a hashtag #archdaily será associada ao seu panorama, facilitando o acesso das imagens. Os panoramas recebidos serão escolhidos pela nossa equipe curatorial e alguns deles passarão a fazer parte de nosso banco de dados, ajudando outros leitores a acessarem virtualmente projetos e locais fisicamente distantes.

Faça parte dessa inciativa experimental e envie-nos seus panoramas em 360° dos locais citados acima!

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Envie-nos seus panoramas 360° e ajude a ampliar o acesso à arquitetura" 19 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800021/envie-nos-seus-panoramas-360-degrees-e-ajude-a-ampliar-o-acesso-a-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.