SketchUp Viewer permite manipular modelos 3D sob a forma de hologramas no mundo real

A Trimble, desenvolvedora do software SketchUp, acaba de lançar o SketchUp Viewer, um aplicativo que mescla realidade virtual e mundo real adaptado ao Microsoft HoloLens, que permitirá aos usuários manipular e experienciar seus modelos 3D de um modo completamente novo. Usando os recursos holográficos do HoloLens, o SketchUp Viewer cria versões em holograma de modelos que podem ser colocados em ambientes reais, permitindo que os arquitetos estudem e analisem como seus edifícios reagirão aos seus contextos ainda na fase de projeto.

Na apresentação oficial do produto, o arquiteto Greg Lynn mostrou a tecnologia através de um modelo da fábrica Packard em Detroit, criada como parte da mostra “Architectural Imagination" do Pavilhão dos EUA na Bienal de Veneza de 2016.

"A tecnologia traz o projeto à vida e abre espaço entre o digital e o físico. Com esta tecnologia, posso tomar decisões no momento inicial, encurtar o ciclo de projeto e melhorar a comunicação com meus clientes", disse Lynn.

O SketchUp Viewer usa a nova extensão AR | VR para SketchUp Desktop e é compatível com modelos do 3D Warehouse da Trimble e da plataforma de colaboração baseada em nuvem Trimble Connect. Uma vez em modo Tabletop, os modelos podem ser dimensionados conforme necessário para caber em um espaço disponível ou para ampliar detalhes específicos. Os modelos podem ser movidos, girados, afixados e relocados no espaço físico, possibilitando aos usuários andar em torno do projeto e examiná-lo a partir de qualquer ponto de vista.

"O que diferencia o SketchUp Viewer de qualquer outro produto no mercado é a capacidade de os usuários fazerem a transição para uma experiência imersiva de modo tão natural", explicou a Trimble. "A realidade mista oferece oportunidades únicas de superposição de modelos físicos em ambientes reais; e como um dispositivo completamente móvel, o HoloLens permite que os usuários se movam livremente pelo ambiente digital."

Além de suas ferramentas de visualização, o SketchUp Viewer também contará com uma tecnologia de colaboração remota, permitindo que arquitetos e consultores de todo o mundo trabalhem juntos no mesmo modelo e em tempo real.

"Empoderar as pessoas para que possam projetar e se comunicar melhor em 3D é parte do nosso DNA. Através da plataforma SketchUp, estamos comprometidos com a ideia de que a tecnologia não pode atrapalhar o caminho de nossos usuários", disse Chris Keating, gerente geral do SketchUp. "Com o SketchUp Viewer, estamos dando outro grande passo para oferecer a melhor experiência para os arquitetos e seus clientes - a experiência de habitar seu próprio trabalho".

Mais informações sobre o SketchUp Viewer, aqui. A extensão AR | VR para o SketchUp Desktop pode ser encontrada no Extension Warehouse do SketchUp. O dispositivo do Microsoft HoloLens está disponíveis para compra na Microsoft Store, aqui.

Via Trimble.

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "SketchUp Viewer permite manipular modelos 3D sob a forma de hologramas no mundo real" [Trimble's SketchUp Viewer Allows You To Manipulate Hologram Models in the Real World ] 22 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799822/sketchup-viewer-permite-manipular-modelos-3d-sob-a-forma-de-hologramas-no-mundo-real> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.