Galeria de arte a céu aberto em Salvador

Galeria de arte a céu aberto em Salvador - Mais Imagens+ 10

Projeto cultural contribui para a revitalização de espaços pouco valorizados da capital baiana e vira vitrine para artistas da cidade, ocupando com mais de 2400m² de arte a região do Comércio de Salvador. 

Saiba mais, a seguir.

Obra Pedro Marighella. Image © Antonio Chequer

Desde março deste ano, talentos das artes visuais têm presenteado a cidade com obras de arte ao ar livre. Quem passa pelas ruas da Avenida da França, na região do Comércio, tem percebido um colorido diferente no seu trajeto, com painéis gigantescos de pinturas, grafites e outras modalidades artísticas.

Obra coletiva: Eder Muniz e Pedro Marighella. Image © Antonio Chequer
Obra Nila Carneiro. Image © Antonio Chequer

O Movimento Urbano de Arte Livre, M.U.R.A.L, projeto da Trevo Produções contemplado pelo edital Arte em Toda a Parte – Ano III, da Fundação Gregório de Matos, da Prefeitura de Salvador, trouxe à tona durante esses meses, temas que transitam por diversos aspectos da cultura baiana. Os artistas Fábio Rocha, o Limpo; Fael Primeiro; Rebeca Silva, Davi Caramelo e Éder Muniz já haviam deixado suas marcas na primeira fase do projeto.Agora, encerrando a entrega dos painéis, chegou a vez dos artistas Devarnier Hembadoom, Nila Carneiro, Pedro Marighella e Marcos Costa apresentarem suas obras. Devarnier, Mestre em artes visuais pela UFBA, apresenta a obra “Enniroc Relehcsun 2804”.

Mural Pedro Marighella. Image via Divulgação
Obra Devarnier Hembadoom. Image © Antonio Chequer

A proposta em técnica mista combina spray e pintura e tenciona em especial a condição trágica do homem contemporâneo. Nila Carneiro, que circula entre o design gráfico e as artes visuais, criou uma grande Oxum, realçando símbolos como beleza e riqueza que caracterizam o Orixá. Em outro painel, o artista visual e ilustrador Pedro Marighella A partir do interesse pela cultura de rua e pela musicalidade baiana, em especial o pagode, sua obra aponta para uma afirmação positiva da identidade popular. 

Mural Davi Caramelo. Image via Divulgação

O grafiteiro Marcos Costa se manteve fiel à linguagem que se desenvolve nas ruas, guetos e periferias das grandes cidades. Incorporou temáticas relacionadas à afirmação da cultura afro e criou para o M.U.R.A.L. o busto de uma grande mãe de santo, que acolhe em seus braços a vida e a arte que pulsam mais forte nas comunidades periféricas. A partir de agora os painéis estarão expostos permanentemente, colorindo e alegrando a região.

Mural Limpo. Image via Divulgação
Mural Eder Muniz. Image via Divulgação

Serviço:

Movimento Urbano de Arte Livre - M.U.R.A.L

Mostra permanente de 10 murais na região do Comércio / Cidade Baixa, Salvador - Bahia
Artistas: Eder Muniz, Fael Primeiro, Davi Caramelo, Rebeca Silva, Limpo, Devarnier Hembadoom, Nila Carneiro e Pedro Marighella.
Quando: permanente
Quanto: gratuito
Curadoria: Vanessa Vieira (produtora e Diretora da Trevo Produções) e Luciana Accioly (Mestre em Artes Visuais e jornalista)
Realização: Trevo Produções, Fundação Gregório de Mattos e Prefeitura de Salvador, através do Edital Arte em Toda a Parte – Ano III

Para saber mais, veja o facebook oficial do projeto.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Galeria de arte a céu aberto em Salvador" 06 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798820/galeria-de-arte-a-ceu-aberto-em-salvador> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.