Inaugurado a British Airways i360, o mirante móvel mais alto do mundo

A cobertura desse térreo se prolonga em direção à orla do mar e se converte em uma área de embarque para a plataforma móvel de observação.

A ideia de um "pier vertical" foi concebida em 2005 a partir de uma colaboração entre David Marks e as cidades de Brighton e Hove, e faz parte de um plano mais amplo de regeneração para a orla das cidades.

ATUALIZAÇÃO: Acrescentamos novas fotos noturnas após a divulgação das primeiras imagens do i360 com a iluminação "pulsante". O projeto luminotécnico foi concebido pelo escritório Do-Architecture e pode ser programado para mostrar uma variedade de cores e padrões. 

Inaugurado a British Airways i360, o mirante móvel mais alto do mundo - Mais Imagens+ 50

David Marks do escritório Marks Barfield Architects, explica: "O conceito para a iluminação no topo da torre é que ele 'respira', aumentando e diminuindo sutilmente sua intensidade no mesmo ritmo médio de uma pessoa que respira em repouso.

Mirante móvel mais alto do mundo, o British Airways i360, abriu ao público no último dia 4 de agosto. Projetada por Marks Barfield Architects, o escritório por trás do icônico London Eye, a torre tem capacidade para transportar 200 passageiros por vez, elevando-se 138 metros acima do solo para oferecer vistas das cidades de Brighton e Hove, da costa de Sussex e do Canal Inglês.

Iluminação da British Airways i360. Cortesia de British Airways i360
British Airways i360 - interior da cápsula. Cortesia de British Airways i360

A cápsula de observação é feita de vidro duplo produzido manualmente, oferecendo um panorama completo de 360° para a paisagem circundante. 

Com 18 metros de diâmetro e 94 toneladas, a cápsula de observação é dez vezes maior que as cápsulas do Londo Eye. Na torre, as cápsulas são erguidas através de um sistema de cabeamentos usado na tecnologia automobilística de ponta. 

Cortesia de British Airways i360

"Experienciamos pela primeira vez o impacto que essa mistura de arquitetura e engenharia inovadoras, combinadas com uma grande vista para a cidade, no projeto para o Londo Eye. Como ele pode ser um catalisador para a regeneração, soprar nova vida em áreas esquecidas e, mais importante, retribuir à cidade", comentou a arquiteta Julia Barfield.

"Uma vez que você experimenta isso, há quase que uma urgência irresistível em fazer isso de novo - criar outra obra e assistir ela se desenvolver. Esperamos que o i360 possa ter um efeito positivo similar em outra grande cidade: Brighton."

British Airways i360. Cortesia de British Airways i360

No térreo, um pavimento envidraçado, chamado "Beach Building", abrigará os equipamentos técnicos e a administração da torre, alem de um restaurante para 400 pessoas e um espaço comercial.

British Airways i360. Cortesia de British Airways i360
Iluminação da British Airways i360. Cortesia de British Airways i360

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: AAA. "Inaugurado a British Airways i360, o mirante móvel mais alto do mundo" [British Airways i360, World's Tallest Moving Observation Tower, Opens in UK] 27 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793910/inaugurado-a-british-airways-i360-o-mirante-movel-mais-alto-do-mundo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.