8 projetos que mostram o movimento urbano de Moscou

Quando se trata de urbanismo contemporâneo, a atenção do público está cada vez mais voltada para Moscou. A cidade, claramente, pretende se tornar uma das principais megacidades do mundo em um futuro próximo e está empregando todos os meios necessários para atingir o seu objetivo, com o governo da cidade se mostrando estar muito disposto a investir em desenvolvimentos urbanos importantes (embora não sem algumas críticas).

Um evento-chave neste plano tem sido o Fórum Urbano de Moscou. Embora o objetivo declarado do fórum seja encontrar modelos adequados para as megacidades do futuro, um importante efeito colateral positivo é que ele permite que a cidade organize as melhores competições, selecione os melhores arquitetos e construa os melhores espaços urbanos para promover a cidade de Moscou. O Fórum também publica pesquisas e documentos acadêmicos para informar futuros empreendimentos de Moscou; por exemplo, Arqueologia da Periferia, uma publicação inspirada no fórum de 2013 e lançada em 2014, que nomeadamente influenciou o desenvolvimento urbano nos arredores de Moscou, mas também destacou a importância de combinar o desenvolvimento urbano com a paisagem existente.

8 projetos que mostram o movimento urbano de Moscou - Mais Imagens+ 38

Concluída no início deste mês, a edição de 2016 do Fórum Urbano de Moscou enfatizou cidades inteligentes e o impacto da tecnologia sobre as formas de interação das pessoas e o uso da infra-estrutura pública e dos espaços cívicos. O Fórum de 2016 contou com funcionários municipais, urbanistas e profissionais de arquitetura - incluindo Yuri Grigoryan do Projeto Meganom; Pei Zhu do Studio Pei Zhu; Hani Rashid do Asymptote; Reinier de Graaf do OMA; Yosuke Hayano do MAD Architects; e Kengo Kuma do Kengo Kuma Architects - para compartilhar sobre seus conhecimentos e experiências no desenho urbano. Com a cidade ansiosa para os resultados construídos do último Fórum, vamos dar uma olhada para trás, em alguns dos principais desenvolvimentos em Moscou, que surgiram nos últimos cinco anos.

1) Parque Gorky e Museu de Arte Contemporânea Garage

Museu de Arte Contemporânea Garage / OMA. Imagem © Yuri Palmin

Em 2010, o governo da cidade decidiu melhorar o ambiente urbano de Moscou e criar espaços públicos, o Parque Gorky foi o primeiro projeto da lista. O equivalente russo do Central Park, costumava atrair massas de turistas ao seu parque de diversões, mas os residentes não passavam seu tempo ali. Sua reconstrução começou em 2011 e contou com a infra-estrutura para passear, praticar esporte, trabalhar, além de atividades relacionadas à cultura e lazer.

Dentro do parque encontra-se o Museu de Arte Contemporânea Garage, um edifício histórico da era comunista Brezhnev que foi renovado e transformado por OMA, em 2015. A empresa holandesa manteve a estrutura original "como se encontrava", reparando unicamente os elementos de suas paredes de concreto pré-fabricado - muitas vezes revestido com tijolo e azulejos verdes decorativos. Em vez disso, o redesenho enfatiza uma fachada de pele dupla de policarbonato que envolvia a estrutura original, preservando-o da decadência.

8 projetos que mostram o movimento urbano de Moscou - Mais Imagens+ 38

2) Parque Zaryadye, Diller Scofidio + Renfro

Zaryadye Parque / Diller Scofidio + Renfro. Imagem Cortesia de Zaryadye Park

Com a inauguração prevista para 2018, o Parque Zaryadye, projetado por Diller Scofidio + Renfro, é provavelmente um dos projetos mais vanguardistas de Moscou. Localizado ao lado do Kremlin, a Praça Vermelha e a Catedral de São Basílio, o projeto incorpora o que os arquitetos chamam 'Urbanismo Selvagem'. O projeto inclui, nomeadamente, quatro microclimas artificiais que imitam tipologias da paisagem russa: o estepe, a floresta, a zona úmida e tundra . "É um parque para a Rússia feito na Rússia", como Charles Renfro explicou, em que "cria uma amostragem da natureza russa e mistura com a cidade, para criar um projeto que só poderia acontecer aqui. Ele encarna um urbanismo selvagem, um lugar onde a arquitetura e a paisagem são um só".

8 projetos que mostram o movimento urbano de Moscou - Mais Imagens+ 38

3) Beira Rio de Moscou, Project Meganom

Beira Rio Moscou / Project Meganom. Imagem Cortesia de Project Meganom

O escritório russo, Project Meganom, também criou um projeto ambicioso para a beira rio de Moscou. Seu masterplan também aponta para um diálogo entre o ambiente construído e o natural. Uma série de espaços verdes lineares seguem o rio e os caminhos para os pedestres, ciclistas, carros e transportes públicos estão claramente delineados, melhorando a utilização das praças públicas. Diques fluviais também são transformados para servir como áreas para atividades relacionadas à comunicação, educação e criatividade para o público.

8 projetos que mostram o movimento urbano de Moscou - Mais Imagens+ 38

4) Krymskaya Embankment, Wowhaus Architecture Bureau

Krymskaya embankment / Wowhaus Architecture Bureau. Imgem Cortesia de Wowhaus Architecture Bureau

Wowhaus Architecture Bureau transformou recentemente a estrada de 4 pistas em Krymskaya Embankment em um parque que se conecta com o Parque Gorky com a ponte Krymsky. A área estava abandonada, mas agora é reativada com áreas de circulação e espaços esportivos, bem como pavilhões de exposições de artistas. Rampas de bicicletas em forma de ondas, caminhos e bancos apresentam a paisagem artificial, que também é usada para trenó, esqui e patinação no inverno.

8 projetos que mostram o movimento urbano de Moscou - Mais Imagens+ 38

5) Museu Hermitage e Torre ZiL em Moscow, Asymptote Architecture

Hermitage Museum / Asymptote Architecture. Imagem Cortesia de Asymptote Hani Rashid & Lise Anne Couture

O escritório de arquitetura de Nova York, Asymptote Architecture, está construindo, atualmente, dois projetos, uma torre residencial de 150 metros e uma instalação de satélite para o conhecido Hermitage Museum de São Petersburgo, onde coleções de arte moderna e contemporânea serão exibidas. Situado em uma das mais antigas áreas industriais de Moscou, os edifícios do Asymptote substituirão uma fábrica Construtivista - o que explica por que o museu foi supostamente inspirado pela pintura "Proun" de El Lissitzky, como o terraço interior mostra claramente.

8 projetos que mostram o movimento urbano de Moscou - Mais Imagens+ 38

6) “My Street”

An example of the work done by the My Street program. Image © Olga Alekseenko/ Afisha Daily

"My Street" é o maior programa liderado pelo governo de Moscou. O projeto visa a criação de cerca de 50 quilômetros de novas zonas de pedestres no centro e periferia da cidade. O extenso programa visa resolver problemas de estacionamento, renovar fachadas, reparação de calçadas e passarelas com áreas delimitadas para transportes públicos, carros, ciclistas e pedestres. "My Street" também requer uma estratégia de governança forte e coordenação; liderada pelo KB Strelka do Instituto Strelka, o projeto também envolve 17 escritórios de arquitetura russos e estrangeiros que foram todos, individualmente, responsáveis por uma rua, praça ou grupo de ruas. Entre os arquitetos mais notáveis estão a empresa alemã Topotek 1, o grupo holandês West 8 e a empresa russa Tsimailo, Lyashenko and Partners.

8 projetos que mostram o movimento urbano de Moscou - Mais Imagens+ 38

7) Metro de Moscou

Estação de Metro Novoperedelkino / U-R-A. Imagem Cortesia de U-R-A | United Riga Architects

O Metro de Moscou é uma obra-prima arquitetônica que foi elaborada desde 1920. Suas estações da era Stalin são conhecidas por seus designs únicos, com tetos altos, lustres elaborados e granito fino e revestimento em mármore. Para garantir que o Metro de Moscou continuasse sendo um emblema do sistema de cultura urbana e transporte da poderosa da cidade, o governo organizou vários concursos para a renovação de algumas estações de metro. O escritório russo NEFA Architects foi escolhido para redesenhar a Estação de Metro de Moscou Solntsevo, enquanto a empresa da Letônia, U-R-A vai transformar a Estação de Metro Novoperedelkino. Novas estações também estão sendo construídas, incluindo duas estações feitas pelas empresas russas Timur Bashkayev Architectural Bureau e Buromoscow que devem ser concluídas até o final de 2018.

8 projetos que mostram o movimento urbano de Moscou - Mais Imagens+ 38

8) Estádio Luzhniki

Luzhniki Stadium. Image © Flickr user bbmexplorer licensed under CC BY-ND 2.0

O Estádio Luzhniki é o principal local para eventos desportivos e culturais de Moscou. Com a Rússia sediando a Copa do Mundo da FIFA 2018, o estádio deve refletir a intenção de Moscou de se tornar uma megalópole líder, que tem $ 540 milhões investidos nas obras. Sua renovação se concentra, principalmente, nas áreas de cobertura e assentos, e a capacidade está prevista para aumentar em até 81.000 assentos. As obras serão concluídas em 2017.

Saiba mais informações e palestras sobre o desenvolvimento urbano de Moscou e o futuro das megacidades no canal do Fórum Urbano de Moscou no YouTube.

Sobre este autor
Cita: Chatel, Marie. "8 projetos que mostram o movimento urbano de Moscou" [8 Projects that Exemplify Moscow's Urban Movement] 19 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793315/8-projetos-que-mostram-o-movimento-urbano-de-moscou> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.