4 formas de se vestir como um arquiteto

1. Tudo preto.
2. Preto com um pouco de cinza.
3. Preto com um pouco de branco.
4. Combinação de diferentes tons de preto. 

Pronto. Vá para casa.

Brincadeiras à parte, nunca houve um uniforme na profissão de arquitetura. A verdade é que há uma grande variedade de diferentes formas de se fazer arquitetura e uma roupa específica para exercer a profissão, muitas vezes, depende da cultura de cada escritório. Existem empresas corporativas compostas por centenas de pessoas em blocos de escritórios onde se espera um traje 'executivo" e há ateliês onde jeans e uma camisa simples são mais apropriados para o trabalho.

O mundo arquitetônico é único e ele espera que sejamos criativos como artistas, práticos como engenheiros, negociantes como empresários e habilidosos como artesãos mas, ao mesmo tempo, somos convidados a descobrir o nosso próprio estilo e abordagem. Hibridismo e improvisação são constantes na arquitetura, que é definitivamente refletida em nossas escolhas de moda. O guarda-roupa do arquiteto, porém, é governado de forma geral por quatro palavras-chave: excêntrico, profissional, descontraído e, bom,...em grande parte, preto. Aqui temos descritas algumas dicas sobre como se vestir de acordo com estas quatro qualidades.

Tudo preto

© Steve Double
© Sophie Mutevelian

Nós ainda não estamos certos de porque e quando os arquitetos começaram a usar muito preto, mas há algo neste estilo que dá um ar de pertencimento a uma misteriosa gangue de arquitetura. Deve ser por isso que, provavelmente, todo o jovem estudante de arquitetura já passou por uma "fase de usar só preto." Em meio ao choque inicial de críticas do projeto, um uniforme preto é uma maneira fácil de se sentir parte do meio arquitetônico. Um guarda-roupa todo preto também complementa a agitada agenda do estudante de arquitetura, precisamente porque tudo que você possui combina, mas essa é uma abordagem preguiçosa e um total desperdício do potencial dos tons escuros.

A principal questão sobre as roupas pretas é que os arquitetos que optam por vestir tons sóbrios acabam enfatizando os cortes não convencionais ou tecidos refinados. A monotonia do preto faz a combinação parecer menos excêntrica e um pouco mais atenuada para as definições pseudo-corporativas da arquitetura. Uma das arquitetas mais bem-vestidas, quando se trata de 'all black' era, sem dúvidas, Zaha Hadid, cujas combinações artísticas sempre tiveram um interesse, até mesmo, escultural.

Corajoso o suficiente para experimentar o look todo preto? Aqui estão alguns itens para a sua inspiração:

4 formas de se vestir como um arquiteto - Mais Imagens+ 28

Excêntrico colorido

© Takashi Okamoto
© Andrew Zuckermann / RSHP

Se a arquitetura é uma arte então, alguns arquitetos são artistas. Com seus corpos como a tela, eles usam a moda como uma ferramenta para se expressar, para incorporar suas emoções diárias ou para fazer uma declaração. Às vezes, eles só querem celebrar a beleza de um objeto: brilhante, colorido, valioso. Uma amante de tal estilo é Kazuyo Sejima do SANAA, que supostamente possui uma extensa coleção de roupas Comme des Garcons: grife caracterizada por cores vibrantes e estampas arrojadas que muitas vezes são misturadas e combinadas. Por outro lado, existe Richard Rogers, que é visto, muitas vezes, misturando tons vibrantes de verde, magenta e azul. Não há muita prescrição quando se trata de vestir-se de forma excêntrica, apenas separar o que você ama e empilhá-los em si mesmo. Claro que, como um arquiteto, você saberá quais os elementos trabalham melhor juntos, com certeza.

Se interessou por um look excêntrico? Inspire-se nesses itens:

4 formas de se vestir como um arquiteto - Mais Imagens+ 28

Fino e profissional

SHoP Architects
© Willy Rizzo

Grandes arquitetos, na sua maior parte, atendem a elite privilegiada e uma pequena parcela da população que pode financiar orçamentos milionários para construção de obras-primas. Isto é, quando o "poder do vestuário" torna-se parte de seu discurso de vendas, qualquer coisa muito diferente o faria correr o risco de perder o cliente. No entanto, você ainda é um arquiteto e deve se distinguir de alguma forma dentro da "linguagem" do escritório. Sendo arquiteto, porém, você, certamente, domina o mundo das linguagens estilísticas. O truque é estar apenas um pouco fora de ordem: tentar blazers trespassados, tons de terra em tweed e veludo, calças justas até o tornozelo ou, claro, adicionar os clássicos óculos de aro grosso. Uma regra de ouro é remover um item ou adicionar uma peça dependendo dos 'requisitos formais' da atividade. Se você optar por usar um terno, deixe a gravata de fora. Usando um vestido? Use-o com uma legging. Para se inspirar, analise os mestres da arquitetura do século XX - eles levavam a questão do figurino muito à sério.

Quer um look tão fino quanto sua lapiseira? Experimente alguns destes itens:

4 formas de se vestir como um arquiteto - Mais Imagens+ 28

Razoavelmente despojado

via Inhabitat

Um guarda-roupa descontraído é perfeito para a imagem do jovem seguro ou do rebelde de longa data. Pode ser fácil dispensar esse estilo, mas é exatamente por isso que ele pode ter algumas vantagens estratégicas - um figurino despojado é um clássico double-bluff. Quando você parecer não estar vestido para o trabalho parece, na verdade, que você estava muito ocupado realmente fazendo seu trabalho para se preocupar com sua aparência. E quando você não se veste para o trabalho, as pessoas parecem, subitamente mais interessadas em ouvir suas ideias. Bjarke Ingels é um exemplo de arquiteto que está sempre razoavelmente vestido para ocasiões formais, mas durante suas palestras no TED, que para muitos é um momento de honra na carreira, ele está vestido com a camiseta "Yes is More". Casual, confortável e solto são palavras-chave sinônimas a este estilo, mas definitivamente deixe de lado as roupas de academia ou moletons.

Pronto para um look mais despojado? Esses itens podem lhe ajudar a começar:

4 formas de se vestir como um arquiteto - Mais Imagens+ 28

Como Mark Twain supostamente escreveu: "A roupa faz o homem. Pessoas nuas têm pouca ou nenhuma influência na sociedade". Então, enquanto você não estiver nu, você está bem. Não se preocupe demais.

Sobre este autor
Cita: Doroteo, Jan. "4 formas de se vestir como um arquiteto" [4 Ways You Can Dress Like an Architect] 16 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793270/4-formas-de-se-vestir-como-um-arquiteto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.