O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. 4 formas de se vestir como um arquiteto

4 formas de se vestir como um arquiteto

  • 07:00 - 16 Agosto, 2016
  • por
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
4 formas de se vestir como um arquiteto
4 formas de se vestir como um arquiteto

1. Tudo preto.
2. Preto com um pouco de cinza.
3. Preto com um pouco de branco.
4. Combinação de diferentes tons de preto. 

Pronto. Vá para casa.

Brincadeiras à parte, nunca houve um uniforme na profissão de arquitetura. A verdade é que há uma grande variedade de diferentes formas de se fazer arquitetura e uma roupa específica para exercer a profissão, muitas vezes, depende da cultura de cada escritório. Existem empresas corporativas compostas por centenas de pessoas em blocos de escritórios onde se espera um traje 'executivo" e há ateliês onde jeans e uma camisa simples são mais apropriados para o trabalho.

O mundo arquitetônico é único e ele espera que sejamos criativos como artistas, práticos como engenheiros, negociantes como empresários e habilidosos como artesãos mas, ao mesmo tempo, somos convidados a descobrir o nosso próprio estilo e abordagem. Hibridismo e improvisação são constantes na arquitetura, que é definitivamente refletida em nossas escolhas de moda. O guarda-roupa do arquiteto, porém, é governado de forma geral por quatro palavras-chave: excêntrico, profissional, descontraído e, bom,...em grande parte, preto. Aqui temos descritas algumas dicas sobre como se vestir de acordo com estas quatro qualidades.

Camisa Vintage Festival via ASOS Camisa via COS Camiseta de Bjarke Ingels "Yes is More" via Cafe Press Terno Cinza via ZARA + 33

Tudo preto

© Steve Double
© Steve Double
© Sophie Mutevelian
© Sophie Mutevelian

Nós ainda não estamos certos de porque e quando os arquitetos começaram a usar muito preto, mas há algo neste estilo que dá um ar de pertencimento a uma misteriosa gangue de arquitetura. Deve ser por isso que, provavelmente, todo o jovem estudante de arquitetura já passou por uma "fase de usar só preto." Em meio ao choque inicial de críticas do projeto, um uniforme preto é uma maneira fácil de se sentir parte do meio arquitetônico. Um guarda-roupa todo preto também complementa a agitada agenda do estudante de arquitetura, precisamente porque tudo que você possui combina, mas essa é uma  abordagem preguiçosa e um total desperdício do potencial dos tons escuros.

A principal questão sobre as roupas pretas é que os arquitetos que optam por vestir tons sóbrios acabam enfatizando os cortes não convencionais ou tecidos refinados. A monotonia do preto faz a combinação parecer menos excêntrica e um pouco mais atenuada para as definições pseudo-corporativas da arquitetura. Uma das arquitetas mais bem-vestidas, quando se trata de 'all black' era, sem dúvidas, Zaha Hadid, cujas combinações artísticas sempre tiveram um interesse, até mesmo, escultural.

Corajoso o suficiente para experimentar o look todo preto? Aqui estão alguns itens para a sua inspiração:

Belted Shawl Coat via COS Camiseta preta via Uniqlo Vestido Assimétrico via COS Sapato Gucci via Mr. Porter Camisa via COS + 33

Excêntrico colorido

© Takashi Okamoto
© Takashi Okamoto
© Andrew Zuckermann / RSHP
© Andrew Zuckermann / RSHP

Se a arquitetura é uma arte então, alguns arquitetos são artistas. Com seus corpos como a tela, eles usam a moda como uma ferramenta para se expressar, para incorporar suas emoções diárias ou para fazer uma declaração. Às vezes, eles só querem celebrar a beleza de um objeto: brilhante, colorido, valioso. Uma amante de tal estilo é Kazuyo Sejima do SANAA, que supostamente possui uma extensa coleção de roupas Comme des Garcons: grife caracterizada por cores vibrantes e estampas arrojadas que muitas vezes são misturadas e combinadas. Por outro lado, existe Richard Rogers, que é visto, muitas vezes, misturando tons vibrantes de verde, magenta e azul. Não há muita prescrição quando se trata de vestir-se de forma excêntrica, apenas separar o que você ama e empilhá-los em si mesmo. Claro que, como um arquiteto, você saberá quais os elementos trabalham melhor juntos, com certeza.

Se interessou por um look excêntrico? Inspire-se nesses itens:

Adidas Metálico x Raf Simons Stan Smiths via High Snobiety Camisa Vintage Festival via ASOS Blusa Crinkled Print via COS Camisa Floral Poplin via ZARA Calças Paul Smith Floral via Mr. Porter + 33

Fino e profissional

SHoP Architects
SHoP Architects
© Willy Rizzo
© Willy Rizzo

Grandes arquitetos, na sua maior parte, atendem a elite privilegiada e uma pequena parcela da população que pode financiar orçamentos milionários para construção de obras-primas. Isto é, quando o "poder do vestuário" torna-se parte de seu discurso de vendas, qualquer coisa muito diferente o faria correr o risco de perder o cliente. No entanto, você ainda é um arquiteto e deve se distinguir de alguma forma dentro da "linguagem" do escritório. Sendo arquiteto, porém, você, certamente, domina o mundo das linguagens estilísticas. O truque é estar apenas um pouco fora de ordem: tentar blazers trespassados, tons de terra em tweed e veludo, calças justas até o tornozelo ou, claro, adicionar os clássicos óculos de aro grosso. Uma regra de ouro é remover um item ou adicionar uma peça dependendo dos 'requisitos formais' da atividade. Se você optar por usar um terno, deixe a gravata de fora. Usando um vestido? Use-o com uma legging. Para se inspirar, analise os mestres da arquitetura do século XX - eles levavam a questão do figurino muito à sério.

Quer um look tão fino quanto sua lapiseira? Experimente alguns destes itens:

Bolsa Olive Green via ZARA Terno Cinza via ZARA Blazer Creme via Net-A-Porter Calças Paul Smith Floral via Mr. Porter Blazer Duplo Paul Smith via Mr. Porter Calça Blue Palazzo via ASOS + 33

Razoavelmente despojado

via Inhabitat
via Inhabitat

Um guarda-roupa descontraído é perfeito para a imagem do jovem seguro ou do rebelde de longa data. Pode ser fácil dispensar esse estilo, mas é exatamente por isso que ele pode ter algumas vantagens estratégicas - um figurino despojado é um clássico double-bluff. Quando você parecer não estar vestido para o trabalho parece, na verdade, que você estava muito ocupado realmente fazendo seu trabalho para se preocupar com sua aparência. E quando você não se veste para o trabalho, as pessoas parecem, subitamente mais interessadas em ouvir suas ideias. Bjarke Ingels é um exemplo de arquiteto que está sempre razoavelmente vestido para ocasiões formais, mas durante suas palestras no TED, que para muitos é um momento de honra na carreira, ele está vestido com a camiseta "Yes is More". Casual, confortável e solto são palavras-chave sinônimas a este estilo, mas definitivamente deixe de lado as roupas de academia ou moletons.

Pronto para um look mais despojado? Esses itens podem lhe ajudar a começar:

Camiseta ArchDaily Oscar Niemeyer por Converse via The Guardian  Blazer via ZARA Camiseta de Bjarke Ingels "Yes is More" via Cafe Press Jeans Corte Reto via Old Navy Calça via Old Navy + 33

Como Mark Twain supostamente escreveu: "A roupa faz o homem. Pessoas nuas têm pouca ou nenhuma influência na sociedade". Então, enquanto você não estiver nu, você está bem. Não se preocupe demais.

Sobre este autor
Jan Doroteo
Autor
Cita: Doroteo, Jan. "4 formas de se vestir como um arquiteto" [4 Ways You Can Dress Like an Architect] 16 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793270/4-formas-de-se-vestir-como-um-arquiteto> ISSN 0719-8906
Ler comentários