17 Fontes de pesquisa online para arquitetura

Graças à internet, a busca por recursos de pesquisa não está mais limitada a bibliotecas próximas. Com efeito, muitas bibliotecas e revistas de renome mundial estão agora trabalhando para digitalizar partes importantes de suas coleções, ao mesmo tempo em que diversas organizações digitais têm surgido com a missão de melhorar o acesso a informação. Para ajudar a identificar alguns dos mais úteis, preparamos uma lista de 17 sites gratuitos que oferecem artigos acadêmicos, publicações, fotos, vídeos e muito mais.

JSTOR

JSTOR é um que merece ser acessado e provavelmente você já o conhece. JSTOR contém os números anteriores das principais revistas acadêmicas, edições atuais de revistas, livros e fontes primárias. A biblioteca digital do JSTOR tem uma série de excelentes publicações de arquitetura e tem uma ampla cobertura da área de humanas, ciências e ciências sociais.

Arts & Architecture

Conhecido por seu programa Case Study House, a revista Arts & Architecture destacou o desenvolvimento de moradias unifamiliares no período posterior a guerra, com especial ênfase no trabalho dos arquitetos do sul da Califórnia como Richard Neutra, Rudolf Schindler,Charles Eames, Frank Lloyd Wright e John Lautner entre outros. Publicada desde 1929 até 1967, o site está agora dedicado a catalogação, Arts & Architecture oferece versões digitalizadas dos artigos selecionados a partir de 1945, assim como os temas completos dos últimos 11 anos da revista.

Colossus

Criado pela organização Modernist Homes (NCMH) da Carolina do Norte e Hanley Wood (empresa matriz da ARCHITECT), Colossus foca nas publicações de arquitetura do século XX, em especial nos desenhos dos anos 60, 70 e 80. Quando for completado, o arquivo digital oferecerá mais de 1,3 milhões de páginas, tornando-se o maior arquivo digital para arquitetura modernista.

The Archigram Archival Project

O grupo Archigram foi muito influente de 1961 a 1974 e seu trabalho foi digitalizado. Os estudantes da Universidade de Westminster criaram esta plataforma em colaboração com os outros membros do Archigram, ou seus herdeiros. A base de dados inclui as versões digitais dos desenhos, colagens, pinturas, fotografias revistas, artigos, diapositivas, materiais multimídia e textos originais do Archigram quando disponíveis. Levando em conta que a maioria dos trabalhos do Archigram permaneceu sem construir, sua digitalização proporciona uma estrutura poética para a produção conjunta dos arquitetos envolvidos.

Biblioteca Virtual Getty Publications

Em 2014, a Getty Publication lançou sua biblioteca virtual com mais de 250 títulos para serem lidos de graça online. Os trabalhos publicados pela Getty Publication complementam o trabalho do J. Paul Getty Museum, do Getty Conservation Institute e do Getty Research Institute. Os recursos da biblioteca abrangem assuntos como arquitetura, arte, fotografia, arqueologia, conservação, e ciências humanas em geral. Você também pode encontrar um material interessante no Portal de educação Getty.

ISSUU

Com mais de 21 milhões de publicações, o ISSUU é uma interessante plataforma de publicação para revistas, catálogos e periódicos e se tornou uma plataforma necessária para pequenos editores e pessoas que desejam disponibilizar seus trabalhos online. A companhia de meios digitais oferece tanto títulos conhecidos quanto emergentes, sobre temas de cultura, arte, estilo de vida e (mais importante) de arquitetura.

Archnet

Archnet tem como foco o entorno construído e edifícios emblemáticos do mundo islâmico e oferece uma ampla gama de documentação: imagens, desenhos, publicações, atas de seminários, artigos, monografias e arquivos de arquitetos. Esta ferramenta de pesquisa é uma visita obrigatória para as pessoas interessadas na arte e na arquitetura islâmica.

RIBApix

Provavelmente você conhece o Royal Institute of British Architects por seus prêmios e pela promoção da arquitetura britânica mas, você sabia que RIBA também tem sua biblioteca de imagens online? RIBApix conta com mais de 85 mil imagens digitais emitidas pela Biblioteca Britânica de arquitetura. De edifícios emblemáticos, a cenários de rua até arquitetura vernacular, a plataforma fornece provas fotográficas de diferentes períodos históricos. A coleção é atualizada com frequência com os projetos recém construídos e aborda desenho de interiores, paisagismo, topografia, planejamento, construção e artes decorativas. Todas as imagens podem ser baixadas em pequena resolução, de forma gratuita e podem ser compradas para ilustrar uma publicação.

Pathé Newsreel Archive

Em 2014, a filial britânica da famosa empresa de cinema e produção Pathé liberou 85.000 vídeos no seu canal de Youtube para serem vistos de forma gratuita em alta resolução. O arquivo contem os filmes produzidos desde 1910 até 1970 e é incrível em términos de alcance, abarcando temas notáveis na arquitetura e desenho, tais como a construção do Empire State, o edifício Jonhson Wax de Frank Lloyd Wright, o Convento de La Tourrette de Le Corbusier, a Expo Montreal de 67 e a construção da cúpula geodésica de Buckminster Fuller.

Biblioteca de Imagens da Architectural Association

A biblioteca de imagens online da Architectural Association contem 8 mil imagens que representam o principal de uma coleção mais ampla da escola. Diapositivas, negativos e cópias da arquitetura histórica e contemporânea estão disponíveis em baixa resolução para fins educativos, mas também é possível comprar para uso comercial. A AA também oferece fotografias de trabalhos dos seus estudantes desde a década de 1880, assim como um arquivo de vídeo das suas palestras, conferências e simpósios.

Biblioteca do Courtauld Institute

O Courtauld Institute oferece acesso online as principais fontes primárias e imagens da sua coleção. A base de dados online inclui 40 mil fotografias, recortes, desenhos arquitetônicos e publicações que abarcam os séculos XIX, XX e XXI. Mesmo o Courtauld sendo mais conhecido como uma instituição de história da arte, a biblioteca de Conway foca em temas arquitetônicos e é um recurso valioso para os pesquisadores e estudantes em geral.

Arquivos Fotográficos da Biblioteca Pública de Nova York

Os arquivos fotográficos da Biblioteca Pública de Nova York oferecem mais de 180 mil imagens em alta resolução que são de domínio público e não estão sujeitas a restrições de copyright. Estas cenas descrevem as ruas de Nova York e seus edifícios históricos e incluem a documentação incrível do edifício Chrysler e a construção do edifício Woolworth. Entretanto, a biblioteca também conta com painéis fotográficos de edifícios demolidos ou destruídos em todo o mundo, como o Crystal Palace de Londres, demolido em 1936.

ArchInform

No archINFORM, você encontrará biografias completas de arquitetos e as descrições dos edifícios que moldaram suas carreiras. Edifícios em construção, edifícios finalizados e projetos não construídos, assim como os prêmios recebidos e publicações estão listados no site. Por outro lado, o archINFORM possui uma base de dados muito ampla que dá crédito a arquitetos famosos e menos conhecidos.

SAH Archipedia

A Sociedade de Historiadores de Arquitetura oferece uma enciclopédia de arquitetura somente para membros, mas sua versão gratuita inclui artigos notáveis de 100 edifícios historicamente importantes em cada estado dos Estados Unidos.

The Charnel House

Dirigido por Ross Wolfe, este blog apresenta extratos de fontes primárias e material histórico. Mesmo não sendo um arquivo no sentido mais estrito, esta plataforma pode ser muito útil quando se pesquisa sobre a arquitetura modernista na Alemanha e nos países do leste europeu, e sobre o construtivismo russo.

Magazine Rack

Dirigida pelo Internet Archive, esta é uma coleção cada vez maior de publicações mensais e revistas digitalizadas. No momento conta com os arquivos de "The Builder", a revista mais antiga e completa do Reino Unido na indústria da construção, datada o século XIX.

Canadian Architect

A revista Canadian Architect compartilhou arquivos digitais das suas publicações desde 2008. Os artigos informam sobre as práticas arquitetônicas no Canadá, revisam os desenhos em todo o país, exploram projetos de novas construções e observam o uso de novas tecnologias nas práticas atuais.

 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Chatel, Marie. "17 Fontes de pesquisa online para arquitetura" [17 Useful Research Resources for Architects Online] 28 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793125/18-fontes-de-pesquisa-online-para-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.