O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Cubos, esferas e pirâmides invertidas: 10 projetos residenciais ousados

Cubos, esferas e pirâmides invertidas: 10 projetos residenciais ousados

Cubos, esferas e pirâmides invertidas: 10 projetos residenciais ousados
Cubos, esferas e pirâmides invertidas: 10 projetos residenciais ousados, AD Classics: Bolwoning / Dries Kreijkamp. Imagem © Gili Merin
AD Classics: Bolwoning / Dries Kreijkamp. Imagem © Gili Merin

Clássicos da Arquitetura e AD Classics são as seções do ArchDaily Brasil e ArchDaily das obras arquitetônicas mais importantes do Brasil e do mundo. Aqui reunimos dez projetos residenciais inovadores que fazem parte destas coleções, abrangendo desde um palácio veneziano do século XV até uma projeção axonométrica tridimensional. Embora alguns pareçam um pouco estranhos, todos foram realizados e trouxeram contribuições duradouras para a discussão arquitetônica. Veja algumas residências cúbicas, esféricas e até piramidais - além de projetos feitos por OMA, Álvaro Siza e Richard e Su Rogers - a seguir.

Castelo Neuschwanstein / Eduard Riedel (1886)

Pairando sobre a pequena cidade bávara de Hohenschwangau estão as torres de um dos castelos de contos de fadas mais conhecidos do mundo. Schloß Neuschwanstein foi a criação fantástica do rei Ludwig II - um monarca que sonhava em criar para si um palácio medieval ideal, situado nos Alpes. Mas as proezas estruturais e de engenharia desta grande residência, para um monarca em declínio, não é o que você poderia esperar.

AD Classics: Neuschwanstein Castle / Eduard Riedel

The Barbican Estate / Chamberlin, Powell e Bon (1976)

No dia 29 de dezembro de 1940, no auge da Segunda Guerra Mundial, um ataque aéreo feito pela Luftwaffe arrasou uma área de 35 acres (conhecida como Barbican), no coração da cidade de Londres. Depois da guerra, a Corporação da Cidade de Londres - o órgão municipal responsável pela área - começou a explorar as possibilidades de trazer este local histórico para o século XX. E isto foi o que eles encomendaram.

AD Classics: The Barbican Estate / Chamberlin, Powell and Bon Architects

Villa dall'Ava / OMA (1991)

Grande parte da composição espacial da Villa Dall'Ava foi influenciada por seu local: um jardim em uma colina. Os clientes contrataram o OMA para projetar uma residência com dois espaços distintos, um para si e outro para a sua filha e fez um pedido muito específico que inclui uma piscina na cobertura com vista para a Torre Eiffel.

AD Classics: Villa dall'Ava / OMA

Kubuswoningen / Piet Blom (1984)

Uma atração turística popular e experiência arquitetônica bizarra, o Kubuswoningen está localizado na Oude Haven - a parte mais histórica do porto de Roterdã. Conhecido por seu desejo de desafios, Piet Blom não queria que o Kubuswoningen se assemelhasse a uma habitação típica; ele se esforçou para dissolver o conceito de que "um edifício tem de ser reconhecível como uma casa para que ele possa se qualificar como habitação."

AD Classics: Kubuswoningen / Piet Blom

Kings Road House / Rudolf Schindler (1922)

Isolada atrás de uma tela de bambus altos em West Hollywood, Los Angeles, Kings Road House é considerada por muitos como a primeira casa já construída no estilo modernista. Ela usa uma laje de concreto e uma disposição informal de layout que a diferencia de seus contemporâneos; o projeto definiria o tom para outro projeto residencial modernista ao longo de décadas.

AD Classics: Kings Road House / Rudolf Schindler

Rogers House / Richard & Su Rogers (1968)

Esta casa, projetada por Richard e Su Rogers em 1968, é uma das obras arquitetônicas menos conhecidas do mestre que projetou o Centro Pompidou, em Paris, com Renzo Piano. A residencia em si representou a Arquitetura britânica em 1967, na Bienal de Paris, depois foi utilizada pelos pais de Rogers.

AD Classics: Rogers House / Richard & Su Rogers

Wohnhaus Schlesisches Tor / Álvaro Siza Vieira + Peter Brinkert (1984)

Também conhecida como Bonjour Tristesse, este é um projeto de habitação social localizado em Berlim. O projeto foi o primeiro trabalho construído por Siza fora de seu país nativo, Portugal, e oferece um precedente significativo na densificação urbana demonstrando um equilíbrio delicado entre a consciência contextual, liberdade criativa e visão progressista.

AD Classics: Wohnhaus Schlesisches Tor (Bonjour Tristesse) / Álvaro Siza Vieira + Peter Brinkert

Palazzo Santa Sofia – the Ca d’Oro (1430)

Posicionada na margem norte do Grande Canal de Veneza, o projeto trata-se de uma grande casa cuja fachada esculpida de mármore mostra seu esplendor original. O Palazzo de Santa Sofia, ou o Ca D'Oro (House of Gold), como também é conhecido, é um dos exemplos mais notáveis da arquitetura gótica veneziana tardia, que combinou os tópicos existentes do gótico, mourisco e da arquitetura bizantina em uma estética única, que simbolizava o império cosmopolita mercantil da República de Veneza.

AD Classics: Palazzo Santa Sofia / The Ca d'Oro

Bolwoning / Dries Kreijkamp (1984)

Na cidade holandesa pitoresca de Den Bosch está a comunidade única de Bolwoningen: um aglomerado de casas sob pilotis em forma de globo, pontuadas com janelas redondas em meio a um mar de vegetação selvagem. Estas "bolas de golfe" de grandes dimensões são, de fato, casas: um produto excêntrico de uma experiência arquitetônica relativamente desconhecida conduzida por um arquiteto visionário. Infelizmente, não deu muito certo.

AD Classics: Bolwoning / Dries Kreijkamp

Villa Malaparte / Adalberto Libera (1938)

Villa Malaparte foi construída em 1938 pelo arquiteto racionalista Adalberto Libera em Punta Massullo, na ilha de Capri, e é amplamente considerada como um dos melhores exemplos da arquitetura italiana moderna. A casa, uma estrutura vermelha com escadas em forma de pirâmide invertida, está a 32 metros sobre um penhasco no Golfo de Salerno, completamente isolada da civilização.

AD Classics: Villa Malaparte / Adalberto Libera

Sobre este autor
AD Editorial Team
Autor
Cita: AD Editorial Team. "Cubos, esferas e pirâmides invertidas: 10 projetos residenciais ousados" [Cubes, Spheres and Inverted Pyramids: 10 Groundbreaking Residential Projects] 11 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792945/cubos-esferas-e-piramides-invertidas-10-projetos-residenciais-ousados> ISSN 0719-8906