Em foco: Kengo Kuma

Kengo Kuma (nascido em 8 de agosto de 1954) é um dos arquitetos japoneses de maior expressividade atualmente. Suas reinterpretações de elementos tradicionais da arquitetura japonesa envolvem inovações no uso de materiais naturais e novas formas de pensar a relação da luz com o espaço.

Em foco: Kengo Kuma - Mais Imagens+ 27

via Screenshot from AD Interviews: Kengo Kuma

Seus edifícios não buscam se dissolver na paisagem, como fazem algumas obras japonesas atuais, em vez disso, sua arquitetura busca manipular elementos tradicionais, criando obras de discurso claro que apresentam relação com seus entornos. Estas misturas de elementos tradicionais e high-tech se provaram bem sucedidos em todo o Japão e outras partes do globo, e a obra recente do arquiteto tem extravasado os limites da terra do sol nascente e invadido a China e outros países ocidentais. 

Stone Museum, Nasu. Image © Flickr CC user Naoya Fujii

Entre as obras de maior alcance de Kuma estão a Museu de Nagasaki (2005), o Centro de Cultura e Turismo de Asakusa (2012) e o Dundee V&A Design Museum. No entanto, e apesar de ter mais de 150 funcionários trabalhando em escritórios em Paris, Tóquio e Pequim, Kuma ainda dedica grande parte de sue tempo em projetos de pequena escala, como residências unifamiliares e estabelecimentos comerciais.

Nagasaki Prefectural Art Museum. Image © Flickr CC user maurizio mucciola
Nagasaki Prefectural Art Museum. Image © Flickr CC user maurizio mucciola

Great (Bamboo) Wall Commune. Image © Wikimedia user ぷくぷく
Shun Shoku Lounge by Guranavi. Image Cortesia de kengo kuma & associates

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Goodwin, Dario. "Em foco: Kengo Kuma" 04 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792783/em-foco-kengo-kuma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.