O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Em foco: Shigeru Ban

Em foco: Shigeru Ban

Em foco: Shigeru Ban
Em foco: Shigeru Ban, Nine Bridges Country Club. Image © Hiroyuki Hirai
Nine Bridges Country Club. Image © Hiroyuki Hirai

Shigeru Ban, nascido em 5 de agosto de 1957, é um arquiteto japonês vencedor do Prêmio Pritzker 2014 por sua significativa contribuição às inovações na arquitetura e filantropia. Sua habilidade de em aplicar conhecimentos convencionais em diferentes contextos resultou uma obra caracterizada pela sofisticação estrutural e uso de técnicas e materiais pouco convencionais. 

Ban tem usado estas inovações não apenas para criar belas arquiteturas, mas como uma ferramenta para ajudar comunidades  em situação de risco, criando soluções residenciais rápidas, econômicas e sustentáveis para pessoas sem teto ou refugiados. Nas palavras do júri do Pritzker de 2014, "Shigeru Ban é um arquiteto incansável cuja obra  exprime otimismo."

Tamedia Office Building. Image © Didier Boy de la Tour Nomadic Museum, Santa Monica. Image © <a href='https://www.flickr.com/photos/paolomazzoleni/248929123'>Flickr user paolomazzoleni</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/'>CC BY 2.0</a> Centre Pompidou Metz. Image © Didier Boy de la Tour Oita Prefectural Art Museum. Image © Hiroyuki Hirai + 16

Aspen Art Museum. Image © Michael Moran
Aspen Art Museum. Image © Michael Moran

Nascido em Tóquio, filho de um empresário que apreciava música clássica e uma mãe que projetava figurinos de haute couture , Ban foi desde cedo exposto a um ambiente criativo. Cresceu em uma casa tradicional japonesa feita de madeira que era frequentemente renovada por carpinteiros que despertaram na criança a fascinação pela carpintaria tradicional.  

Nomadic Museum, Santa Monica. Image © <a href='https://www.flickr.com/photos/paolomazzoleni/248929123'>Flickr user paolomazzoleni</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/'>CC BY 2.0</a>
Nomadic Museum, Santa Monica. Image © Flickr user paolomazzoleni licensed under CC BY 2.0

Quando ainda era adolescente, pretendia ingressar na Universidade de Artes de Tóquio, até que leu um artigo de  John Hejduk. O influente arquiteto era, então, decano da Escola de Arquitetura da Cooper Union em Nova Iorque. Os modelos e plantas de edifícios não construídos deste "arquiteto de papel" atraíram o interesse do jovem Ban, influindo em sua decisão de estudar arquitetura na Cooper Union. 

Curtain Wall House. Image © Hiroyuki Hirai
Curtain Wall House. Image © Hiroyuki Hirai

Os projetos de Ban focam em abordagens experimentais em relação aos materiais e sistemas construtivos. Em muitos caos, usa materiais comuns, como papel, madeira, tecido e contêineres de carga, para compor edifícios extraordinários. 

Tamedia Office Building. Image © Didier Boy de la Tour
Tamedia Office Building. Image © Didier Boy de la Tour

Na década de 1990, Ban percebeu que suas abordagens inovadoras poderiam ser empregadas para melhorar a vida de refugiados e vítimas de desastres naturais. Em 1994, propôs um abrigo feito com tubos de papelão à Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, órgão que o contratou como consultor. Após alguns projetos de habitação temporária, Ban fundou a ONG Voluntary Architects’ Network (VAN) para implementar atividades de apoio a vítimas de desastres naturais, oferecendo assistência na Turquia, Índia, Sri Lanka, China, Itália, Haiti, Japão, entre outros países. Suas estruturas de papelão se provaram econômicas, fáceis de construir e flexíveis para a atender as necessidades específicas de cada situação. 

Centre Pompidou Metz. Image © Didier Boy de la Tour
Centre Pompidou Metz. Image © Didier Boy de la Tour

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Jan Doroteo
Autor
Cita: Doroteo, Jan. "Em foco: Shigeru Ban" 05 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792780/em-foco-shigeru-ban> ISSN 0719-8906