Em foco: Shigeru Ban

Shigeru Ban, nascido em 5 de agosto de 1957, é um arquiteto japonês vencedor do Prêmio Pritzker 2014 por sua significativa contribuição às inovações na arquitetura e filantropia. Sua habilidade de em aplicar conhecimentos convencionais em diferentes contextos resultou uma obra caracterizada pela sofisticação estrutural e uso de técnicas e materiais pouco convencionais.

Ban tem usado estas inovações não apenas para criar belas arquiteturas, mas como uma ferramenta para ajudar comunidades  em situação de risco, criando soluções residenciais rápidas, econômicas e sustentáveis para pessoas sem teto ou refugiados. Nas palavras do júri do Pritzker de 2014, "Shigeru Ban é um arquiteto incansável cuja obra  exprime otimismo."

Em foco: Shigeru Ban - Mais Imagens+ 11

Aspen Art Museum. Image © Michael Moran

Nascido em Tóquio, filho de um empresário que apreciava música clássica e uma mãe que projetava figurinos de haute couture , Ban foi desde cedo exposto a um ambiente criativo. Cresceu em uma casa tradicional japonesa feita de madeira que era frequentemente renovada por carpinteiros que despertaram na criança a fascinação pela carpintaria tradicional.  

Nomadic Museum, Santa Monica. Image © Flickr user paolomazzoleni licensed under CC BY 2.0

Quando ainda era adolescente, pretendia ingressar na Universidade de Artes de Tóquio, até que leu um artigo de John Hejduk. O influente arquiteto era, então, decano da Escola de Arquitetura da Cooper Union em Nova Iorque. Os modelos e plantas de edifícios não construídos deste "arquiteto de papel" atraíram o interesse do jovem Ban, influindo em sua decisão de estudar arquitetura na Cooper Union.

Curtain Wall House. Image © Hiroyuki Hirai

Os projetos de Ban focam em abordagens experimentais em relação aos materiais e sistemas construtivos. Em muitos caos, usa materiais comuns, como papel, madeira, tecido e contêineres de carga, para compor edifícios extraordinários. 

Tamedia Office Building. Image © Didier Boy de la Tour

Na década de 1990, Ban percebeu que suas abordagens inovadoras poderiam ser empregadas para melhorar a vida de refugiados e vítimas de desastres naturais. Em 1994, propôs um abrigo feito com tubos de papelão à Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, órgão que o contratou como consultor. Após alguns projetos de habitação temporária, Ban fundou a ONG Voluntary Architects’ Network (VAN) para implementar atividades de apoio a vítimas de desastres naturais, oferecendo assistência na Turquia, Índia, Sri Lanka, China, Itália, Haiti, Japão, entre outros países. Suas estruturas de papelão se provaram econômicas, fáceis de construir e flexíveis para a atender as necessidades específicas de cada situação.

Centre Pompidou Metz. Image © Didier Boy de la Tour

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Doroteo, Jan. "Em foco: Shigeru Ban" 05 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792780/em-foco-shigeru-ban> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.