O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Lisboa planeja ampliar sua rede de ciclovias devido ao aumento de ciclistas

Lisboa planeja ampliar sua rede de ciclovias devido ao aumento de ciclistas

Lisboa planeja ampliar sua rede de ciclovias devido ao aumento de ciclistas
Lisboa planeja ampliar sua rede de ciclovias devido ao aumento de ciclistas, © Américo Meira, via Flickr. Licença CC BY-ND 2.0
© Américo Meira, via Flickr. Licença CC BY-ND 2.0

A rede de ciclovias prevista para a cidade está disponível na página da Câmara Municipal na internet e, segundo o presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), José Manuel Caetano, até junho ou julho de 2017, Lisboa terá "mais do dobro do que já existe" em termos de ciclovias.

Segundo Caetano,  "o que está em execução vai permitir que exista uma rede muito importante" de ciclovias na região. "Já não somos um mau exemplo para a Europa" e "já não é por faltas de ciclovias que as pessoas não andam de bicicleta", comentou o presidente da FPCUB.

Atualmente a rede cicloviária de Lisboa tem aproximadamente 60 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas e os planos da FPCUB compreendem a ampliação da rede, embora a quantidade de vias a  serem construídas ainda não foi divulgada.

"Há um objetivo de desenvolver esta rede e alargar não só as ciclovias, mas também outro tipo de soluções cicláveis, um pouco por toda a cidade", afirmou, acrescentando que estão em curso várias obras que contemplam estas vias, como é o caso do Eixo Central e da Alameda dos Oceanos.

A nova medida é em parte impulsionada pelo número crescente de usuários de bicicleta pública alugadas. Cada vez mais "pessoas chegam a Lisboa a perguntar onde é que as podem encontrar", disse José Manuel Caetano, acrescentando que, "no passado, isso não acontecia e só mostra que o mercado está a crescer".

Os turistas estrangeiros são os que mais recorrem aos serviços, bem como "as empresas que pretendem organizar eventos com os seus colaboradores", disse Vítor Peixoto, um dos responsáveis pela Belém Bike, empresa de venda e aluguel de bicicletas, adiantando que, em situações pontuais, também "as famílias que pretendem passear calmamente junto ao rio" recorrem ao aluguel.

Segundo as autoridades, a rede cicloviária de Lisboa ainda não é suficiente para a quantidade de usuários e há ainda outro problema: "a falta de civismo dos automobilistas, que não partilham corretamente o espaço na via rodoviária." A prefeitura está, no entanto, lidando com a questão e até meados do próximo ano acredita-se que a cidade estará muito mais adequada às demandas dos ciclistas.

Fonte: Sapo24

Cita: Romullo Baratto. "Lisboa planeja ampliar sua rede de ciclovias devido ao aumento de ciclistas" 06 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792640/lisboa-planeja-ampliar-sua-rede-de-ciclovias-devido-ao-aumento-de-ciclistas> ISSN 0719-8906