10 passos para simplificar a transição do seu escritório para o BIM

A esta altura, você já deve estar convencido de que o BIM será uma boa ferramenta para o seu escritório. Ao contrário do CAD convencional, o BIM é composto por modelos tridimensionais inteligentes, que tornam os processos críticos de projeto e construção - como coordenação, comunicação e colaboração - muito mais fáceis e rápidos. No entanto, por estas razões, o BIM também é visto por muitos como um sistema complicado e de difícil aprendizagem, podendo custar caro para o escritório durante o período de transição. Então, de que forma deve ser feita a transição de todo o escritório para o sistema BIM? Aqui estão dez passos para guiá-lo nesse caminho.

1. Conheça o BIM

Antes de fazer a grande transição para o BIM, é importante entender como a mudança afetará a forma como sua equipe trabalha. Tente designar uma ou duas pessoas para investigar as mudanças que devem ocorrer, a fim de acomodar o novo fluxo de trabalho. Um exemplo comum de tal mudança é que detalhes do projeto precisam ser trabalhados mais cedo no BIM do que no mundo 2D; este é o tipo de ajuste que demandará uma mudança de mentalidade em seus funcionários, e que os primeiros funcionários a testar o software serão capazes de alertá-lo.

2. Envolva toda a equipe

É importante que toda a equipe invista em fazer a transição completa. Uma maneira de conseguir isso é de salientar os benefícios do BIM para o escritório e para os clientes, em vez de falar sobre as mudanças da indústria que "exigem" o uso do BIM em projetos. Uma visão de futuro convincente é mais interessante e os líderes dentro de seu escritório devem tomar a iniciativa de influenciar toda a equipe. A mensagem deve ser: "estamos mudando para o BIM porque isso é fundamental para o nosso futuro" e não que "estamos apenas tentando o BIM para ver se ele funciona para nós".

Muitos programas diferentes oferecem recursos BIM - qual é o certo para sua empresa? Imagem Cortesia de Trimble

3. Assuma as atualizações de programas e equipamentos

Em comparação com os o CAD padrão, o BIM é um processo mais colaborativo que se baseia em modelos tridimensionais inteligentes. Um novo conjunto de programas será necessário para criar os modelos e é importante considerar os requisitos de funcionamento desses programas. Portanto, pode ser necessário atualizar para equipamentos mais novos com capacidade de processamento mais altas. Se este for o caso, é melhor assumir ainda mais as atualizações dos programas e optar por hardwares um pouco acima do "suficiente" para os requisitos atuais do BIM.

4. Desenvolva um plano

Após estas etapas preparatórias, é bom planejar o restante do processo. Como um projeto de construção, a transição para um novo fluxo de trabalho também precisa ser planejada em detalhes para evitar interrupções e para assegurar a execução adequada. Neste plano de gerenciamento de mudanças, é importante tomar nota de quais membros da equipe necessitam de treinamento e quando eles o terão. Mais importante ainda, deve haver espaço neste plano para temas e questões da sua equipe; mudanças organizacionais acontecem muito mais rápido e com mais sucesso quando você ajudar o pessoal a adotar novas formas de trabalhar.

5. Comece com um projeto piloto

Para a maioria dos escritórios, faz mais sentido iniciar com um projeto que servirá como piloto, em vez de imediatamente usar o BIM em todos os projetos. É melhor começar a treinar a equipe com apenas uma equipe piloto que assumirá esse projeto e passará pelas "dores de crescimento" da transição. A partir desta experiência, o projeto-piloto irá informar as melhores práticas na adoção do BIM para outros projetos, e a equipe piloto liderará o incentivo à transição de toda a equipe.

Logo no início, é importante documentar os processos de modo que você possa estabelecer normas para seu escritório. Imagem Cortesia de Yazdani Studio of CannonDesign

6. Documente os processos preferidos

Pode ser tentador impor as normas no início da transição, mas muitas vezes isso pode retardar a equipe, e a saída pode não ser a mais adequada para as necessidades de seu escritório. É melhor iniciar com um processo aberto. Enquanto uma equipe assume o programa piloto, peça para que eles documentem seus métodos preferidos de trabalho. Esta etapa irá revelar saídas preferenciais da empresa e como o BIM pode ser usado para apoiar estas saídas. Documentar o processo ajudará toda a equipe a desenvolver padrões eficientes no futuro.

7. Cultive Campeões do BIM 

Algumas pessoas vão estar mais animadas com o BIM do que outras - talvez elas já tenham experiência ou aprenderam sobre o BIM como parte de sua formação. Essas pessoas devem ser, definitivamente, parte da equipe piloto da sua empresa. Considere dando a estes membros treinamento adicional para que eles possam apoiar o restante dos colegas na adoção do BIM.

Nutrir "Campeões do BIM" na sua empresa com formação contínua beneficiará cada membro da equipe. Imagem © Matej Kastelic via Shutterstock

8. Faça a transição gradual de suas equipes

Treinar todo o escritório de uma só vez não é considerado a melhor prática, especialmente porque a transição para o BIM é melhor feita com um projeto de cada vez ao longo de um ano ou dois. Na maioria dos casos, as pessoas em projetos posteriores terão esquecido muito do que aprenderam na formação no momento em que terão de aplicá-lo. Comece treinando as equipes separadas quando elas estão prestes a iniciar um projeto em BIM.

9. Integrar para colaborar

Os benefícios do BIM são melhores utilizados quando um modelo abrangente é compartilhado entre consultores de instalações, engenheiros e outras empresas envolvidas no projeto. Um modelo compartilhado acelera o processo de coordenação e estimula outro nível de colaboração entre as equipes.

Um dos maiores benefícios do BIM é o que ele oferece para a inovação. Imagem Cortesia de Daniel Gillen

10. Inove e expanda

O BIM capacita as empresas pois permite novas visualizações, coordenação e capacidade de análise. O desafio para seu escritório é desenvolver maneiras de capitalizar esses novos recursos em valor e ofertas de serviços a seus clientes. Comunicar as vantagens do BIM para os clientes pode servir como uma ferramenta de marketing, e também mostrar entusiasmo para aqueles clientes que o veem, cada vez mais, como um requisito obrigatório para seus projetos.

Acesse mais informações sobre a transição para o BIM, incluindo um guia rápido e um manual de implementação no Autodesk architect resource center.

Este artigo foi patrocinado por Autodesk.

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "10 passos para simplificar a transição do seu escritório para o BIM" [10 Steps to Simplify Your Firm's Transition to BIM] 04 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792565/10-passos-para-simplificar-a-transicao-do-seu-escritorio-para-o-bim> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.