Zaha Hadid é tema de exposição em Veneza

Grand Buildings, Trafalgar Square. Cortesia de Zaha Hadid Architects

Em celebração às quatro décadas da carreira de Zaha Hadid, a Fondazione Berengo receberá uma exposição com suas pinturas, desenhos e modelos que acontecerá no Palazzo Franchetti, construído no século XVI em Veneza, coincidindo com a Bienal de Veneza 2016. A exposição exibirá a gama completa dos trabalhos de Zaha, daqueles em construção àqueles jamais realizados. Entre os trabalhos mais antigos estão o Malevich’s Tektonic, uma proposta de ponte para o rio Tâmisa, que Hadid desenvolveu quando ainda era estudante da Architectural Association, além do Peak Club em Hong Kong, o Hafenstrasse em Hamburgo, os Grand Buildings em Londres, o masterplan Victoria City para Berlim e a Cardiff Bay Opera House.

Zaha Hadid é tema de exposição em Veneza - Mais Imagens+ 4

Malevich’s Tektonic . Cortesia de Zaha Hadid Architects

Projetos significativos para a carreira de Hadid também estarão em exposição, incluindo sua primeira obra construída, a Vitra Firehouse (1993), além do Rosenthal Center for Contemporary Art em Cincinnati (2003) e o MAXXI Museum (2009), projeto que destaca o uso de softwares de modelagem.

A exibição também apresentará trabalhos em andamento, como o Port House na Antuérpia, o King Abdullah Petroleum Studies and Research Centre, e a Galeria da Matemática em Londres, entre outros.

Hafenstrasse, Hamburgo . Cortesia de Zaha Hadid Architects

Adriano Berengo, presidente da Fondazione Berengo disse: "os visitantes da exposição terão um grande entendimento da visão pioneira de Zaha Hadid que redefiniu a arquitetura e o design do século XXI e capturou a imaginação de muitos em todo o mundo."

Victoria City Berlim. Cortesia de Zaha Hadid Architects

Zaha Hadid comentou com Hans Ulrich Obrist em uma conversa em 2011: "Eu sei, pela minha experiência, que sem pesquisa e experimentação, não se descobre muita coisa. Com experimentação, você pensa que vai encontrar algo, mas na verdade encontra outra coisa. É isso que acho realmente empolgante. Você acaba descobrindo muito mais que esperava. Acho que não deveria haver fim para a experimentação."

The World (89 Degrees). Cortesia de Zaha Hadid Architects

A exposição estará em cartaz até 27 de novembro deste ano no Palazzo Franchetti em Veneza.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "Zaha Hadid é tema de exposição em Veneza" [Zaha Hadid to be Remembered With Exhibition in Venice] 28 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792091/zaha-hadid-e-tema-de-exposicao-em-veneza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.