Material em Foco: Casa Mipibu por Terra e Tuma Arquitetos Associados

Este artigo é parte da nossa nova série "Material em Foco", onde os arquitetos compartilham conosco o processo de criação através da escolha de materiais que definem parte importante da construção de seus projetos.

A Casa Mipibu, projetada pelo escritório brasileiro Terra e Tuma Arquitetos Associados, um exemplo de tipologia de construção que utiliza o bloco de concreto aparente. O projeto com 170 m2 e um programa extenso, está situado num terreno de dimensões muito usuais no Brasil. Os arquitetos consideraram a possível - e inevitável- verticalização das construções vizinhas e conseguiram compor um projeto compacto, complexo e que responde as necessidades de seu cliente com criatividade na definição do conceito e no uso dos materiais. Nós conversamos com o arquiteto Danilo Terra para saber mais sobre as escolhas dos materiais e sobre os desafios do projeto.

© Nelson Kon

Quais são os principais materiais usados no projeto em questão?

DT: Bloco de concreto, concreto armado, esquadrias de alumínio e vidro

© Nelson Kon

Quais foram suas maiores fontes de inspiração e influência quando estava escolhendo os materiais empregados no projeto?

DT: Pragmatismo no sistema estrutural. Iluminação e ventilação dos ambientes.

© Nelson Kon

Descreva como as decisões relativas aos materiais influenciaram a concepção do projeto.

DT: Eles possibilitam ou limitam determinados aspectos projetuais como vãos, número de pavimentos, aberturas e fechamentos.

© Nelson Kon

Quais foram as vantagens que este material ofereceu para a construção do projeto?

DT: A possibilidade de perante um orçamento enxuto investir em aspectos mais relevantes para o projeto, como maiores vãos, maiores aberturas. Os espaços e sua relação interior/exterior.

© Nelson Kon

A escolha dos materiais impôs algum tipo de desafio ao projeto?

DT: Sim. Modulação e alto desempenho estrutural.

© Nelson Kon

Você chegou a considerar outras possibilidades de materiais para o projeto? Caso afirmativo, como isso teria alterado o projeto?

DT: Não.

© Nelson Kon

Como você pesquisou fornecedores e construtores adequados aos materiais empregados no projeto?

DT: Apesar de serem materiais que muitas vezes nem são considerados como materiais relevantes, pois servem de base/estrutura para outros, procuramos os fornecedores que atendessem a demanda de que estes pudessem ficar expostos, com qualidade de materiais e instalação. O mesmo para os construtores, que estivessem habituados a trabalhar com estes materiais e rapidez na construção. Este último item, tempo, muito ainda subestimado em obra explica boa parte das decisões sobre os materiais, e não apenas seu valor unitário.

© Nelson Kon

Veja aqui o projeto completo:

Casa Mipibu / Terra e Tuma Arquitetos Associados

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Material em Foco: Casa Mipibu por Terra e Tuma Arquitetos Associados" 01 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791710/material-em-foco-casa-mipibu-por-terra-e-tuma-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.