Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa é inaugurado hoje

Localizado à margem do rio Tejo, em Lisboa, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), projetado pela britânica Amanda Levete, foi inaugurado hoje, às 12h (horário local) ao público. Após uma intensa última semana de obras, o museu abriu suas portas para convidados na noite de ontem, oferecendo os primeiros vislumbres de quatro exposições temporárias e do novo espaço cultural na capital portuguesa - cuja curadoria está a cargo de Pedro Gadanho, ex-curador de arquitetura no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

Após três anos no MoMA, Gadanho diz que um dos objetivos do museu que agora dirige será não apenas aumentar o espaço expositivo para os artistas contemporâneos do país, mas também apostar na parceria com instituições internacionais. “Ter exposições que estavam fora e que não vinham a Portugal”, como The World of Charles and Ray Eames (inicialmente prevista para outubro, mas já reagendada para março), que “nunca viria a Portugal se não fôssemos nós a trazê-los”, afirmou o arquiteto.

Gerido pela Fundação EDP, o museu funciona como expositor da coleção de arte da empresa e terá dois milhões de euros para a programação anual. Não é muito, admite Gadanho, tendo em conta que serão apresentadas em média 18 exposições por ano – no edifício principal e também na Central Tejo.

O novo equipamento tem quase três mil metros quadrados destinados a exposições e eventos. O curador diz que o museu, quando estiver totalmente concluído em outubro deste ano, será único no mundo, pois não existe outro que cruze as disciplinas de arte, arquitetura e tecnologia. O MAAT tem como objetivo abordar a relação da arte com as novas tecnologias através de uma programação contemporânea e internacional.

Referências: Público.pt, Observador.pt e Lisbon Lux

Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa tem inauguração prevista para este ano

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa é inaugurado hoje" 30 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790554/museu-de-arte-arquitetura-e-tecnologia-de-lisboa-e-inaugurado-hoje> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.