O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa é inaugurado hoje

Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa é inaugurado hoje

Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa é inaugurado hoje
Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa é inaugurado hoje, MAAT à beira do rio Tejo em Lisboa. Image Cortesia de  Amanda Levete Architects
MAAT à beira do rio Tejo em Lisboa. Image Cortesia de Amanda Levete Architects

Localizado à margem do rio Tejo, em Lisboa, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), projetado pela britânica Amanda Levete, foi inaugurado hoje, às 12h (horário local) ao público.  Após uma intensa última semana de obras, o museu abriu suas portas para convidados na noite de ontem, oferecendo os primeiros vislumbres de quatro exposições temporárias e do novo espaço cultural na capital portuguesa - cuja curadoria está a cargo de Pedro Gadanho, ex-curador de arquitetura no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

Após três anos no  MoMA, Gadanho diz que um dos objetivos do museu que agora dirige será não apenas aumentar o espaço expositivo para os artistas contemporâneos do país, mas também apostar na parceria com instituições internacionais. “Ter exposições que estavam fora e que não vinham a Portugal”, como The World of Charles and Ray Eames (inicialmente prevista para outubro, mas já reagendada para março), que “nunca viria a Portugal se não fôssemos nós a trazê-los”, afirmou o arquiteto.

Gerido pela Fundação EDP, o museu funciona como expositor da coleção de arte da empresa e terá dois milhões de euros para a programação anual. Não é muito, admite Gadanho, tendo em conta que serão apresentadas em média 18 exposições por ano – no edifício principal e também na Central Tejo.

O novo equipamento tem quase três mil metros quadrados destinados a exposições e eventos. O curador  diz que o museu, quando estiver totalmente concluído em outubro deste ano, será único no mundo, pois não existe outro que cruze as disciplinas de arte, arquitetura e tecnologia. O MAAT tem como objetivo abordar a relação da arte com as novas tecnologias através de uma programação contemporânea e internacional. 

Referências: Público.pt, Observador.pt Lisbon Lux

Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa tem inauguração prevista para este ano

Cita: Romullo Baratto. "Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa é inaugurado hoje" 30 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790554/museu-de-arte-arquitetura-e-tecnologia-de-lisboa-e-inaugurado-hoje> ISSN 0719-8906