Deixe o edifício "respirar" com este novo sistema de fachadas pneumáticas

Você já viu algum edifício que respira através de milhares de poros? Isso pode se tornar realidade graças ao projeto Breathing Skins de Tobias Becker. Baseada na ideia de biomimese, a tecnologia é inspirada em peles orgânicas que ajustam sua permeabilidade para controlar a iluminação e temperatura interna e externa. Além desses benefícios de desempenho, a aparência em constante mudança dessas fachadas proporcionam uma rica interação entre o ambiente externo natural e os espaços internos habitáveis.

Deixe o edifício respirar com este novo sistema de fachadas pneumáticas - Mais Imagens+ 3

Cortesia de Breathing Skins Project
Cortesia de Breathing Skins Project

As fachadas funcionam aumentando ou diminuindo o tamanho das aberturas espalhadas pela superfície - muito semelhante ao modo como os poros se abrem ou contraem. Em cada metro quadrado de fachada transpirante, há 140 canais de ar descritos por Becker como"músculos pneumáticos".  Este aparato circular basicamente infla ou esvazia, controlando o fator de permeabilidade da fachada. 

Cortesia de Breathing Skins Project

A tecnologia consiste basicamente em duas superfícies de vidro envolvendo os músculos pneumáticos. Na área entre os dois painéis de vidro, apenas uma pequena variação de pressão é necessária para abrir cada músculo. Becker afirma que operar o sistema de fachada transpirante requer muito pouca energia. 

Breathing Skins teve início como trabalho de conclusão de curso de Becker na Universidade de Stuttgart. Desde então a tecnologia foi mais desenvolvida com o apoio de acadêmicos e companhias patrocinadoras. 

Cortesia de Breathing Skins Project

A forma dos painéis de vidro tem aplicações múltiplas e pode de adequar à diversas situações, de superfícies planas a fachadas curvas, ao passo que os "músculos pneumáticos" podem ser translúcidos ou opacos, mostrando a adaptabilidade do produto. 

O projeto ganhou diversos prêmios, sendo o mais recente deles o Green Product Award, mostrando um incrível potencial  de ser incluído como uma opção de fachada em projetos futuros.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Doroteo, Jan. "Deixe o edifício "respirar" com este novo sistema de fachadas pneumáticas" [Let Your Building "Breathe" With This Pneumatic Façade Technology] 24 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789624/deixe-o-edificio-resp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.