O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Guilherme Wisnik: O Brasil moderno e contemporâneo

Guilherme Wisnik: O Brasil moderno e contemporâneo

Guilherme Wisnik: O Brasil moderno e contemporâneo

Nossos parceiros da Escola da Cidade compartilharam conosco uma série de três aulas com Guilherme Wisnik -- convidado do curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquiteturaa -- sobre arquitetura e cultura no Brasil moderno e contemporâneo.

Na primeira aula, Guilherme Wisnik apresenta uma sequência panorâmica e cronológica das bases da formação do modernismo desde os anos 20 até começo dos anos 40, iniciando sempre com canções brasileiras que dão o “tom” do momento e trazem informações cruciais. Nesta aula, comentou-se a emergência de uma arquitetura brasileira, que é justamente a que ficou conhecida como Arquitetura Moderna Brasileira – diferentemente do que tinha sito imaginado e defendido por Lúcio Costa e Mário de Andrade – e sobre a consolidação do Moderno como caminho oficial brasileiro, adotado pelo Governo Vargas e pelo Estado Novo, e ao mesmo tempo aceito internacionalmente como algo potente.

Na segunda aula, Guilherme Wisnik falou sobre o Tropicália – rupturas pós-modernas e aceitação das culturas de massas – e a inauguração de Brasília  – “o monumento no planalto central do país” – e a transformação do ícone de democratização em seu avesso.

Num terceiro momento, tratou-se do Brasil grande, da época do milagre e de suas transformações e as frentes de exploração, além da entrada massiva de signos da cultura internacional – como queria o Tropicalismo – e esse país em transformação permanente.

Guilherme Wisnik é arquiteto formado pela FAU-USP, doutorado (2012) e docente na mesma instituição (2014). Foi crítico de arquitetura da Folha de São Paulo, com artigos reunidos no livro Estado Crítico. Foi curador da X Bienal de Arquitetura de São Paulo (2013). Atualmente é vice-diretor do Centro Universitário Maria Antonia.

Cita: Romullo Baratto. "Guilherme Wisnik: O Brasil moderno e contemporâneo" 02 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788655/guilherme-wisnik-o-brasil-moderno-e-contemporaneo> ISSN 0719-8906