"Réinventer Calais", a proposta de PEROU para enfrentar a crise migratória

A associação multidisciplinar de pesquisadores chamada PEROU (Polo de Exploración de Recursos Urbanos)convida arquitetos, urbanistas e estudantes de todo mundo a responder ao problema da crise migratória em Calais, no norte da França, convertida em ponto estratégico para os imigrantes e local onde foi criado um campo de refugiados conhecido como "the Jungle".

Com a recente crise migratória na Europa, "the Jungle" se expandiu: em março passado, formou-se uma cidade invisível de mais de cinco mil habitantes de diversas origens, etnias e religiões. Dentro dela, a vida diária segue seu curso "normal": restaurantes, lojas, escolas, locais de culto religioso e moradias foram construídas com o esforço conjunto de imigrantes, voluntários e moradores locais. Portanto, entre seus objetivos, o PEROU pretende "proteger e não destruir o que os imigrantes, habitantes de Calais e voluntários de todo o mundo construíram juntos. Além de observar e aprender sobre a situação atual do acampamento para conseguir resistir à situação de crise e transformar a cidade de Calais de modo a incluir os imigrante."

Réinventer Calais, a proposta de PEROU para enfrentar a crise migratória - Mais Imagens+ 5

© Ana Rodríguez

No dia 12 de abril aconteceu a inauguração da exposição "Viver o acampamento" [Habiter le campement], na Cité de l’Architecture et du Patrimoine em Paris, na qual o projeto "Réinventer Calais" foi difundido através de uma revista informativa sobre sua situação atual, dando a conhecer a vida que levam os exilados em Calais.

Além disso, estão expostos nove planos diretores que transformarão a cidade com apenas 30% do custo da mão de obra de "Heroic Land", um parque de atrações apresentado como a futura "solução" frente à crise em Calais.

© Ana Rodríguez

PEROU espera que, com as propostas recebidas, a prefeitura cancele a construção de tal projeto e opte por outra solução para a cidade, convertendo Calais na nova capital europeia da hospitalidade.

© Ana Rodríguez

Esta chamada convida todos a refletirem sobre a situação migratória, seja com um texto manifesto, um desenho, um projeto de arquitetura, ou qualquer outro meio desejado. Em outubro deste ano será realizada uma publicação coletiva que será entregue a todos os agentes públicos envolvidos , assim como aos candidatos à presidência da França. 

© Ana Rodríguez

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rodríguez Melgar, Ana. ""Réinventer Calais", a proposta de PEROU para enfrentar a crise migratória" [‘Reinventar Calais’, la propuesta de PEROU para enfrentar la crisis migratoria] 21 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787834/reinventer-calais-a-proposta-de-perou-para-enfrentar-a-crise-migratoria> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.