O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. "Réinventer Calais", a proposta de PEROU para enfrentar a crise migratória

"Réinventer Calais", a proposta de PEROU para enfrentar a crise migratória

"Réinventer Calais", a proposta de PEROU para enfrentar a crise migratória
"Réinventer Calais", a proposta de PEROU para enfrentar a crise migratória, © Ana Rodríguez
© Ana Rodríguez

A associação multidisciplinar de pesquisadores chamada PEROU (Polo de Exploración de Recursos Urbanos)convida arquitetos, urbanistas e estudantes de todo mundo a responder ao problema da crise migratória em Calais, no norte da França, convertida em ponto estratégico para os imigrantes e local onde foi criado um campo de refugiados conhecido como "the Jungle".

Com a recente crise migratória na Europa, "the Jungle" se expandiu: em março passado, formou-se uma cidade invisível de mais de cinco mil habitantes de diversas origens, etnias e religiões. Dentro dela, a vida diária segue seu curso "normal": restaurantes, lojas, escolas, locais de culto religioso e moradias foram construídas com o esforço conjunto de imigrantes, voluntários e moradores locais. Portanto, entre seus objetivos, o PEROU pretende "proteger e não destruir o que os imigrantes, habitantes de Calais e voluntários de todo o mundo construíram juntos. Além de observar e aprender sobre a situação atual do acampamento para conseguir resistir à situação de crise e transformar a cidade de Calais de modo a incluir os imigrante."

© Ana Rodríguez © Ana Rodríguez © Ana Rodríguez © Ana Rodríguez + 10

© Ana Rodríguez
© Ana Rodríguez

No dia 12 de abril aconteceu a inauguração da exposição "Viver o acampamento" [Habiter le campement], na Cité de l’Architecture et du Patrimoine em Paris, na qual o projeto "Réinventer Calais" foi difundido através de uma revista informativa sobre sua situação atual, dando a conhecer a vida que levam os exilados em Calais.

Além disso, estão expostos nove planos diretores que transformarão a cidade com apenas 30% do custo da mão de obra de "Heroic Land", um parque de atrações apresentado como a futura "solução" frente à crise em Calais.

© Ana Rodríguez
© Ana Rodríguez

PEROU espera que, com as propostas recebidas, a prefeitura cancele a construção de tal projeto e opte por outra solução para a cidade, convertendo Calais na nova capital europeia da hospitalidade.

© Ana Rodríguez
© Ana Rodríguez

Esta chamada convida todos a refletirem sobre a situação migratória, seja com um texto manifesto, um desenho, um projeto de arquitetura, ou qualquer outro meio desejado. Em outubro deste ano será realizada uma publicação coletiva que será entregue a todos os agentes públicos envolvidos , assim como aos candidatos à presidência da França. 

© Ana Rodríguez
© Ana Rodríguez

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Ana Rodríguez
Autor
Cita: Rodríguez Melgar, Ana. ""Réinventer Calais", a proposta de PEROU para enfrentar a crise migratória" [‘Reinventar Calais’, la propuesta de PEROU para enfrentar la crisis migratoria] 21 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787834/reinventer-calais-a-proposta-de-perou-para-enfrentar-a-crise-migratoria> ISSN 0719-8906