Em comemoração ao Dia da Terra: 5 vistas aéreas do planeta

Em comemoração ao Dia da Terra, convidamos Benjamin Grant—fundador do Daily Overview—a selecionar cinco "vistas aéreas" que ele considera entre as mais inspiradoras já compartilhadas por sua plataforma. A imagem acima, feita na noite de Natal de 1968 pelos astronautas da missão Apollo 8 da NASA, é,de acordo com Grant, "tida por muitos como a primeira 'vista total' de nosso planeta, registrada pelo astronauta Bill Anders". Esta fotografia exprime simultaneamente a grandiosidade, a complexidade e a aterradora fragilidade do planeta que habitamos. Daquele momento em diante, o advento, a aceleração e a acessibilidade às imagens de satélite deixou uma coisa bastante clara: a humanidade causou efeitos consideráveis na Terra, para melhor e para pior.

Edson, Kansas (EUA)

Edson, Kansas (USA). Image © Satellite images 2016, DigitalGlobe, Inc

Campos de irrigação tomam por completo a paisagem em torno de Edson, no estado do Kansas (EUA). Os círculos vistos na imagem são criados quando irrigadores longitudinais, acionados por motores elétricos, rotacionam em 360° para irrigar uniformemente as culturas.

Hagadera, Campo de Refugiados Dadaab (Quênia)

Hagadera, vista aqui à direita, é a maior área do Campo de Refugiados de Dadaab, na região norte do Quênia -- lar de cem mil refugiados. Para lidar com o número crescente de refugiados somalis que chegam a Dadaab, a ONU começou a mover as pessoas em uma nova área chamada extensão LFO, vista aqui à esquerda. Dadaab é o maior campo de refugiados do mundo, com uma população estimada em 400 mil pessoas. 

Dadaab Refugee Camp (Northern Kenya). Image © Satellite images 2016, DigitalGlobe, Inc

Distrito de Eixample, Barcelona (Espanha)

Eixample District, Barcelona (Spain). Image © Satellite images 2016, DigitalGlobe, Inc

O distrito de Eixample em Barcelona é caracterizado por uma grelha rígida e edifícios com pátios coletivos. Este projeto racional e visionário é obra de Ildefons Cerdà (1815–1876). Seu plano conta com amplas ruas e avenidas que se ampliam em cruzamentos ortogonais para proporcionar maior visibilidade, aumentar a incidência de luz solar e melhorar a ventilação. 

Porto de Roterdã (Países Baixos)

Port of Rotterdam (The Netherlands). Image © Satellite images 2016, DigitalGlobe, Inc

O Porto de Roterdã foi o porto mais movimentado do mundo entre 1962 e 2002, mas desde então foi superado pelos portos de Singapura e Xangai. Os enormes navios cargueiros que vemos na imagem podem transportar até 300 mil toneladas de produtos e medir 366 metros.

Jacksonville, Flórida (EUA)

Jacksonville, Florida (USA). Image © Satellite images 2016, DigitalGlobe, Inc

Uma conexão entre duas rodovias expressas em Jacksonville, Flórida (EUA). Esta estrutura consiste em rampas voltadas para a esquerda que giram em torno de um ponto central, criando um padrão espiral de trânsito.

As imagens de satélite do Daily Overview são uma cortesia de DigitalGlobe.

Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Em comemoração ao Dia da Terra: 5 vistas aéreas do planeta" 22 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786096/em-comemoracao-ao-dia-da-terra-5-vistas-aereas-do-planeta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.