O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. As estratégias de Janette Sadik-Khan para humanizar as ruas

As estratégias de Janette Sadik-Khan para humanizar as ruas

As estratégias de Janette Sadik-Khan para humanizar as ruas
As estratégias de Janette Sadik-Khan para humanizar as ruas, Union Square para o Programa “Summer Streets”, realizado em 2008. Imagem © NYCDOT, via Flickr
Union Square para o Programa “Summer Streets”, realizado em 2008. Imagem © NYCDOT, via Flickr

Em 2008, o então prefeito de Nova Iorque, MIchael Bloomber, juntamente com a comissária de transportes, Janette Sadik-Khan, anunciou o programa "Summer Streets", que consistia em abrir uma rota de 11km apenas para pedestres e ciclistas, uma experiência verdadeiramente nova em uma cidade que tinha uma cultura centrada no automóvel. 

No entanto, durante três sábados consecutivos daquele ano, as centenas de pedestres e ciclistas que transitaram entre às 7h e às 13h no trecho que liga a Ponte do Brooklyn e a 72th Street, demonstraram que existia um grande interesse em recuperar as ruas para outras atividades que não necessariamente envolvem o simples transporte. 

Summer Streets”, Nova Iorque. Imagem © Dan Nguyen, via Flickr
Summer Streets”, Nova Iorque. Imagem © Dan Nguyen, via Flickr

Desde aquele momento, é possível reconhecer que a cidade de Nova Iorque começou a desenvolver novas ideias para tornar a cidade um lugar mais habitável, levando em consideração a criação de áreas verdes, a valorização dos espaços públicos e o impulso pela mobilidade sustentável, entre outros aspectos. 

A pessoa encarregada de levar adiante tais iniciativas era Sadik-Khan, que lançou recentemente o livro "Street Fight: Handbook for an Urban Revolution", que tem coautoria de Seth Solomonow

No livro, Sadik-Khan, que afirma que "se é possível mudar uma rua, é possível mudar o mundo", recorre a várias das táticas que implementou em Nova Iorque para tornar possível a pedestrianização da Times Square, a construção de mais de 600 km de ciclovias, a implementação do sistema de bicicletas públicas, a abertura de 60 novas praças e a criação de corredores exclusivos para ônibus. 

© Dylan Passmore, via Flickr
© Dylan Passmore, via Flickr

Ao compreender a dimensão dos projetos, pode-se pensar que foram necessários orçamentos muito altos. No entanto, segundo comentou a ex-comissária em uma entrevista com Richard Florida, "melhores ruas para caminhar, andar de bicicleta e para os ônibus são algumas das estratégias mais rápidas, mas também menos caras de serem implementadas. Em seis anos como comissária, foram investidos apenas US$ 6 milhões para manter nossa rede em bom estado."

Com efeito, este enfoque de baixo custo e rápida implementação é o que ela difunde em seu livro, sendo este um caminho para projetar as cidades de modo mais adequado à escala humana.

Deste modo, a especialista em transporte e mobilidade, que atualmente tem trabalhado como assessora de governos municipais de cidades como Rio de Janeiro, Cidade do México, Detroit e Los Angeles, pretende demonstrar que é possível realizar grandes ideias com poucos recursos.

Neste sentido, ela sustenta que "uma grande quantidade de cidades são resistentes a testar novas coisas, com medo de que possam não funcionar. No entanto, há muita coisa que pode ser feita apenas com pintura de vias, floreiras e  balizas. Fechamos a Broadway e a Times Square por alguns meses utilizando apenas os materiais que tínhamos do Departamento de Transportes", comentou ao The Guardian.

Times Square, Nova Iorque. Imagem © Sean_Marshall, via Flickr
Times Square, Nova Iorque. Imagem © Sean_Marshall, via Flickr

Referências: Janette Sadik-Khan (site oficial)The GuardianCityLab e Prefeitura de Nova Iorque.

Cita: Gaete, Constanza Martínez. "As estratégias de Janette Sadik-Khan para humanizar as ruas" [La estrategia de Janette Sadik-Khan, ex comisionada de transporte de Nueva York, para humanizar las calles] 06 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784906/a-estrategia-de-janette-sadik-khan-para-humanizar-as-ruas> ISSN 0719-8906