André Vicente Gonçalves documenta centenas de portas e janelas ao redor do mundo

O fotógrafo André Vicente Gonçalves compartilhou conosco seu mais recente projeto, “Doors of the World", no qual documenta centenas de portas em cidades de todo o mundo. Gonçalves produziu anteriormente uma série fotográfica que retratava janelas, intitulada “Windows of the World”, mostrando seu interesse no modo como um elemento tão singelo da arquitetura pode expressão tanto em relação aos seus habitantes e ao sentimento de segurança.

Janelas de Burano. Imagem © Andre Vicente Goncalves
Janelas de Veneza. Imagem © Andre Vicente Goncalves

Fazendo colagens com suas fotografias de regiões específicas, Gonçalves revela as tendências e estilos dominantes em cada local. Assim como a exposição "Fundamentals" de Rem Koolhaas na Bienal de Veneza de 2014, que explora a evolução dos elementos essenciais da arquitetura - de escadas a banheiros - “Doors of the World” e seu antecessor, “Windows of the World”, demonstram como a arquitetura evoluiu de modo a fugir do controle dos arquitetos.

Portas de Portugal. Imagem © Andre Vicente Goncalves

As colagens finais de cada uma destas séries atenta para detalhes que, individualmente, poderiam passar despercebidos, mas que desempenham um papel importante na experiência da cidade.

Em maio, Gonçalves viajará para os Açores para registrar ainda mais detalhes da arquitetura local.

Veja o projeto completo na página de André Gonçalves e apoie suas empreitadas seguindo-o no Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest ou adquirindo uma impressão de alguma de suas portas ou janelas do mundo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Oh, Eric. "André Vicente Gonçalves documenta centenas de portas e janelas ao redor do mundo" [André Vicente Gonçalves Documents Hundreds of Doors and Windows Around the World] 03 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784606/andre-vicente-goncalves-documenta-centenas-de-portas-e-janelas-ao-redor-do-mundo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.