A estória por trás da candidatura mais criativa já vista a uma vaga de emprego

Todos nós já passamos por isso: é preciso escrever uma carta de motivação para um emprego mas tudo o que você consegue pensar são frases cansadas e expressões genéricas. Bem, o que Étienne Duval fez é capaz de nos deixar envergonhados. Duval, um arquiteto de 30 anos de idade, queria trabalhar no BIG, com Bjarke Ingels. E que tipo de carta de motivação ele escreveu? Um rap... acompanhado de um vídeo. Não se pode negar que ele foi bastante espirituoso e (na nossa opinião), esse comportamento se encaixa perfeitamente ao escritório para o qual se candidatou.

Assista ao vídeo de Étienne e leia a entrevista que fizemos com ele, a seguir.

ArchDaily: O que lhe inspirou a fazer um vídeo para se candidatar?

Étienne Duval: Para fisgar um peixe grande, é preciso um grande anzol. Comecei essa candidatura como um projeto arquitetônico, encontrando o critério principal e trabalhando com ele. Uma marta de motivação é uma questão de ego, então pensei nesses vídeos de hip hop e falei para mim mesmo "por que eu não faço o mesmo?"

ArchDaily: Quanto tempo você levou para criar esse material?

Escrevi a letra e criei o roteiro durante uma viagem de duas semanas. Gastei dois dias com a música, incluindo a composição da batida, a gravação dos vocais e a mixagem. Acrescente a isso mais uma semana para o vídeo.

ArchDaily: Você pensaria em fazer o mesmo para qualquer candidatura, ou faria apenas no caso do BIG?

Não, não faria em qualquer candidatura! Muitos escritórios de arquitetura tem medo desse tipo de diversão. o BIG diz que não toma nenhuma decisão de projeto apenas por diversão, mas por outro lado, sinto que eles não têm medo de serem engraçados.

ArchDaily: Você recebeu alguma resposta oficial do BIG?

Sim, estamos discutindo isso.

ArchDaily: Você espera fazer mais vídeos sobre arquitetura?

Claro! Eu realmente gosto de fazer isso!

E conclui: "Acredito que nós, arquitetos, temos que lidar com o pouco conhecimento sobre arquitetura das pessoas leigas. Elas não têm as ferramentas para avaliar um edifício, os fundamentos para apreciar o espaço. Penso que cada arquiteto deveria escrever uma carta para si no início de seus estudos, explicando para si mesmo como é o edifício de seus sonhos.Esta carta deveria ser aberta apenas após a conclusão dos estudos, tendo em mente que ele tem que compreender e se comunicar com pessoas cujos olhos e mentes não foram educados no espaço. A lacuna entre arquitetos e não-arquitetos acaba sendo muito ampla e eu ficaria muito feliz em trabalhar para diminuir essa lacuna através de vídeos educacionais acessíveis."

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "A estória por trás da candidatura mais criativa já vista a uma vaga de emprego " [The Story Behind The Most Creative Job Application We've Ever Seen] 13 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781816/a-estoria-por-tras-da-candidatura-mais-criativa-ja-vista-a-uma-vaga-de-emprego> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.