Architectural Review anuncia os vencedores do 2015 AR Emerging Architecture Awards

O site Architectural Review selecionou os vencedores da edição de 2015 do Premio para Arquitetura Emergente (AR Emerging Architecture Awards), cotada como "a premiação mais prestigiosa e popular para novos arquitetos, dando à escritórios emergentes um impulso inestimável em sua trajetória de sucesso e reconhecimento mais amplo." Entre os vencedores das edições anteriores estão Sou Fujimoto, Thomas Heatherwick, Sean Godsell, Jurgen Mayer H. e Li Xiaodong.

O Prêmio é concedido à projetos concluído e abrange as categorias interiores, paisagismo, reformas, projetos urbanos, instalações temporárias, projetos de mobiliário e de produto. Em seu 17° ano, o juri era composto pelos arquitetos Odile Decq, David Adjaye e Sir Peter Cook, e juntos procuraram o que se referiam como os projetos mais "resistentes".

Continue a ler para conferir os vencedores da última edição da Premiação para Arquitetura Emergente e um vídeo com o júri sobre o processo de seleção.

Architectural Review anuncia os vencedores do 2015 AR Emerging Architecture Awards - Mais Imagens+ 17

Vencedor: Torre 10 Cal / Supermachine Studio

10 Cal Tower / Supermachine Studio. Imagem © Wison Tungthunya

“Esta é uma arquitetura de movimento ativo. É arquitetura que pode ser utilizada para melhorar a interação e engajamento social. Desta forma, o projeto vencedor nos mostra o que a arquitetura pode ser e o que pode promover: não só as viagens lineares baseados na rota mais eficiente ou o caminho mais rápido, mas sim um prazer em fluxos e meandros. É um lugar para a comunidade explorar, conhecer e passar tempo juntos. Há uma possibilidade aqui.” - Pirak Anurakyawachon para The Architectural Review

Com sede em Bangkok, Supermachine Studio é composto por Pitupong Chaowakul que encabeça uma equipe de jovens arquitetos formada por Sujinda Khawkam, Kasidis Peuktes e Mint Mintly. Também conhecida como "O Labirinto,” 10 Cal Tower recebe seu nome rerivado do número médio de calorias gastas ao subir seus lances de escada retorcidos. Para projetar a torre, a equipe reinterpretou como um playground infantil é utilizado, definido como um rico espaço de encontro para usuários de todas as gerações, ao invés de uma conglomeração de elementos recreativos vistos nos projetos de playground tradicionais. O jurado David Adjaye observou o que fez do projeto algo único: o que era muito claro é que não era uma escultura - era, na verdade, uma forma programática consciente de usar elementos de arquitetura e idéias conceituais e filosóficas sobre arquitetura."

Architectural Review anuncia os vencedores do 2015 AR Emerging Architecture Awards - Mais Imagens+ 17

Mutio Elogiado: Bird’s Nest Atami / Hiroshi Nakamura & NAP Architects

Bird’s Nest Atami / Hiroshi Nakamura & NAP Architects. Imagem © Koji Fujii / Nacasa & Partners

“A pequena casa de chá sobre o terraço, com linhas retas minimalistas, parece ter saído direto de um conto de fadas... Com o Ninho de Pássaro (Bird's Nest), Nakamura apresentou uma nova direção nos processos estruturais e de construção. A este respeito, é verdadeiramente arquitetônico.” - Taro Igarashi for The Architectural Review

Como resultado do processo de seleção às cegas, na Categoria Altamente Recomendado, o júri selecionou dois projetos do mesmo arquiteto, Hiroshi Nakamura & NAP. Com sede em Tóquio, o escritório também é conhecido por seu aclamado projeto da Capela Espiral.

A Casa de Chá de é construída em torno de uma árvore de 300 anos de idade. Para preservar a árvore, a delicada estrutura interage com ela, mas sem tocar nenhum dos seus galhos. Aliado ao terreno com grande declive, sua construção exigiu uma solução bastante original de combinação de elementos metálicos pequenos o suficiente para serem manuseados por apenas uma pessoa.

Architectural Review anuncia os vencedores do 2015 AR Emerging Architecture Awards - Mais Imagens+ 17

Mutio Elogiado: Capela da Floresta Sayama / Hiroshi Nakamura & NAP Architects

Capela da Floresta Sayama / Hiroshi Nakamura & NAP Architects. Imagem © Koji Fujii / Nacasa & Partners

“A sensibilidade acurada de Nakamura revela sua criteriosa seleção de materiais.” - Taro Igarashi do The Architectural Review

Outro projeto de Nakamura da lista, a Capela da Floresta Sayama foi construída para substituir uma antiga capela no aniversário de 40 anos do cemitério. Uma capena sem denominação, a estrutura do edifício tem a forma de "gasshô", em formato de V invertido tem a intenção de representar a forma das mãos, quando colocados juntoas para uma oração. A cobertura é composta por mais de 21.000 pequenas lâminas de alumínio fundido que foram aplicadas à estrutura de madeira de lariço laminado ondulante, feita por artesãos locais.

Architectural Review anuncia os vencedores do 2015 AR Emerging Architecture Awards - Mais Imagens+ 17

Menção Honrosa: RE:BUILD / Pilosio Building Peace

RE:BUILD / Pilosio Building Peace. Cortesia de The Architectural Review

“A maior vantage do sistema RE:BUILD é a possibilidade de reutilização quase completa de seus elementos.” - Roberto Zancan de The Architectural Review

Projeto de Pilosio, RE:BUILD é um sistema de construção para erguer estruturas seguras e confortáveis nos campos de refugiados. Feita a partir de materiais encontrados localmente, como areia, terra e pedras, estas estruturas temporárias podem ser convertidas em escolas, clínicas ou qualquer outra função cívica necessária em comunidades de refugiados. Os edifícios podem ser montados por trabalhadores sem habilidades específicas de maneira rápida e sem grandes custos para responder às necessidades urgentes em áreas devastadas por guerras ou desastres naturais.

Architectural Review anuncia os vencedores do 2015 AR Emerging Architecture Awards - Mais Imagens+ 17

Menção Honrosa: Khao Mo / Sanitas Studio

Khao Mo / Sanitas Studio. Cortesia de The Architectural Review

“Ao invés de replicar os elementos naturais como montanhas, pedras, árvores e água, a instalação de Sanitas inverte esta ideia: não é uma réplica dos elementos naturais, mas um reflexo deles.” - Pirak Anurakyawachon de The Architectural Review

Sanitas Studio foi fundado em 2010 pelo arquiteto paisagista Sanitas Pradittasnee com sede em Bangkok e com foco na criação de arquitetura paisagística e artística baseada em estudos culturais e sociais. Khao Mo, também conhecido como "Escapismo Mítico" responde ao ritmo de vida cada vez mais acelerado através da criação de um espaço que considera o "descansar" como mais do que simplesmente uma experiência física. O anel de caixas empilhadas apresenta superfícies espelhadas que refletem de forma pixelizada seu ambiente circundante e criam um objeto escultural para percorrer e habitar. Agora em seu segundo local, a escultura é completamente contextual, e é reinventada com cada instalação subseqüente.

Architectural Review anuncia os vencedores do 2015 AR Emerging Architecture Awards - Mais Imagens+ 17

Outros projetos mencionados:

Clique aqui para saber mais sobre os selecionados.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Architectural Review anuncia os vencedores do 2015 AR Emerging Architecture Awards" [The Architectural Review Announces Winners of the 2015 AR Emerging Architecture Awards] 21 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780539/architectural-review-anuncia-os-vencedores-da-premiacao-para-arquitetura-emergente> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.