Jardim de Infância Hakusui / Yamazaki Kentaro Design Workshop

Jardim de Infância Hakusui / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Imagem 2 de 14Jardim de Infância Hakusui / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Imagem 3 de 14Jardim de Infância Hakusui / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Imagem 4 de 14Jardim de Infância Hakusui / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Imagem 5 de 14Jardim de Infância Hakusui / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Mais Imagens+ 9

  • Arquiteto Responsável: Kentaro Yamazaki
  • Projeto Estrutural: ASD / Ryuji Tabata, Takayuki Tabata
  • Projeto Instalações: yamada machinery office / Hiroyuki Yamada
  • Projeto Gráfico: SHUNPEI YOKOYAMA DESIGN OFFICE / Shunpei Yokoyama
  • Cidade: Chiba
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Jardim de Infância Hakusui / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Imagem 2 de 14
Cortesia de Yamazaki Kentaro Design Workshop

Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola de enfermagem de Sakura, em Chiba, foi projetada para acomodar 60 alunos, neste projeto encomendado por Seiyu-Kai, uma empresa de bem-estar social local especializada em instalações de cuidados aos idosos. O conceito geral para este plano começou com uma ideia: "uma escola maternal é uma grande casa."

Jardim de Infância Hakusui / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Imagem 6 de 14
Cortesia de Yamazaki Kentaro Design Workshop

Envolta por montanhas e floresta, a área sul do terreno está em uma suave encosta. Aproveitando esta topografia, projetamos os ambientes para parecer um grande conjunto de escadas.

Jardim de Infância Hakusui / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Imagem 7 de 14
Cortesia de Yamazaki Kentaro Design Workshop

Uma característica única desta grande casa, por exemplo, é que uma criança de 3 anos está na mesma sala que uma criança de 5 anos e podem interagir em um grande espaço. Além disso, se alguma das crianças estiver dormindo enquanto a outra brinca próximo a ela, essas diferenças de ritmo reforçam as "qualidades domésticas" deste espaço. Alinhados com a filosofia da empresa, priorizamos minimizar os pontos cegos da sala para manter medidas de segurança.

Jardim de Infância Hakusui / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Imagem 3 de 14
Cortesia de Yamazaki Kentaro Design Workshop
Planta Baixa
Jardim de Infância Hakusui / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Imagem 11 de 14
Cortesia de Yamazaki Kentaro Design Workshop

Utilizando grandes janelas de correr nas fachadas norte e sul, juntamente com os espaços criados pela inclinação do terreno, é estabelecida uma brisa constante vinda do sul.

Jardim de Infância Hakusui / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Imagem 4 de 14
Cortesia de Yamazaki Kentaro Design Workshop

Um pequeno lago na extremidade sul que coleta água da chuva assim como água de aspersores instalados no telhado inclinado também contribui para o fluxo de ar, à medida que a água é absorvida pelo o vento que sopra na estrutura. Isso foi parte de um plano abrangente para criar um espaço que seria inseparável do ambiente que o rodeia. Acreditamos que ao buscar o conceito de uma "escola maternal como uma grande casa" conseguimos algo não muito diferente das casas nas comunidades agrícolas do entorno.

Jardim de Infância Hakusui / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Imagem 8 de 14
Cortesia de Yamazaki Kentaro Design Workshop

O objetivo era criar um espaço não apenas divertido para as crianças, através da integração com a natureza do entorno, mas abrigar uma experiência que fosse maior que a soma de seus elementos.

Nota: Este projeto foi originalmente publicado em Agosto 19, 2015

Jardim de Infância Hakusui / Yamazaki Kentaro Design Workshop - Imagem 10 de 14
Cortesia de Yamazaki Kentaro Design Workshop

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chiba, Chiba Prefecture, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jardim de Infância Hakusui / Yamazaki Kentaro Design Workshop" [Hakusui Nursery School / Yamazaki Kentaro Design Workshop] 10 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/772115/jardim-de-infancia-hakusui-yamazaki-kentaro-design-workshop> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.