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Como o pintor Ben Johnson torna a representação arquitetônica tão real?

Como o pintor Ben Johnson torna a representação arquitetônica tão real?
Como o pintor Ben Johnson torna a representação arquitetônica tão real?, 'Approaching the Mirador' (2013, acrylic on canvas, 89 x 59in / 225 x 150cm). Image © Ben Johnson
'Approaching the Mirador' (2013, acrylic on canvas, 89 x 59in / 225 x 150cm). Image © Ben Johnson

Ben Johnson é um pintor preocupado com o realismo - especialmente quando trata-se da representação bidimensional do espaço arquitetônico. O artista britânico trabalha em Londres desde a década de 1960. Neste tempo, sua extensa obra abordou paisagens urbanas, estampas e representações de ambientes desenhados por Norman Foster, John Pawson, IM Pei, David Chipperfield.

'Room of the Niobids II' (2011, acrylic on canvas, 71 x 99in / 180 x 252cm): depiction of the Neues Museum (Berlin) by David Chipperfield Architects & Julian Harrap. Image © Ben Johnson 'Fatherland Room' (2014, acrylic on canvas, 71 x 93in / 180 x 237cm): depiction of the Neues Museum (Berlin) by David Chipperfield Architects & Julian Harrap. Image © Ben Johnson 'Roman Room' (2014, acrylic on canvas, 71 x 93in / 180 x 237cm): depiction of the Neues Museum (Berlin) by David Chipperfield Architects & Julian Harrap. Image © Ben Johnson 'Room of the Niobids' (2011, acrylic on canvas, 71 x 99in / 180 x 252cm): depiction of the Neues Museum (Berlin) by David Chipperfield Architects & Julian Harrap. Image © Ben Johnson + 19

'Room of the Revolutionary' (2014, acrylic on canvas, 89 x 59in / 225 x 150cm). Image © Ben Johnson
'Room of the Revolutionary' (2014, acrylic on canvas, 89 x 59in / 225 x 150cm). Image © Ben Johnson
Studio setting: 'Room of the Revolutionary' (2014, acrylic on canvas, 89 x 59in / 225 x 150cm). Image © Ben Johnson
Studio setting: 'Room of the Revolutionary' (2014, acrylic on canvas, 89 x 59in / 225 x 150cm). Image © Ben Johnson

Quando visto sob uma perspectiva do realismo artístico, a obra de Johnson é quase sem precedentes em sua precisão e atenção ao detalhe. A comparação mais próxima que poderia ser feita, seria o Retrato de Arnolfini de Jan van Eyck, feito em 1434, uma imagem da escola flamenca do século XV que também aproveita a técnica de utilizar uma perspectiva geométrica construída para representar o espaço. Também conta com um nível similar de detalhe e a "verdade da realidade" ainda que, por sua natureza como uma peça interpretativa, representante de uma realidade suspensa.

Durante a última década, Johnson voltou sua atenção ao grande complexo palacial de Alhambra em Granada, mediante a produção de uma série de telas trabalhadas detalhadamente na devoção de suas excentricidades escultóricas e espaciais. Da fachada da Sala da Barca no Pátio dos Arrayanes e do Mirante Lindaraja, o trabalho de Johnson encarna a capacidade de representar um espaço arquitetônico adimensional e estritamente controlado, de atmosfera densa, ao utilizar um sentido não figurativo de chiaroscuro. Seu trabalho se estabelece entre a falsa perfeição da vista na perspectiva e a representação abstrata de uma realidade imperfeita.

Ben Johnson's London studio. Image © Ben Johnson
Ben Johnson's London studio. Image © Ben Johnson
Aligning stencils to the canvas. Image © Ben Johnson
Aligning stencils to the canvas. Image © Ben Johnson

Construindo as obras em etapas, como uma collage, Johnson trabalhar principalmente a partir da fotografia. Ao invés de fazer a pintura com um pincel, ele tende a polvilhar sobre a tela ou usar uma esponja para criar texturas. Numa pintura padrão, o artista leva aproximadamente nove meses desenhando modelos e outros seis convertendo estes croquis em desenhos coloridos, que logo recebem um corte vinílico e leva outros três meses para, enfim, começarem a tomar forma. Dois meses poderiam ser gastos na mistura de cores antes de que Johnson comece a pintar, o que poderia tomar entre nove e doze meses. Ele não está sozinho neste processo: "cada pintura é uma colaboração que é mais importante para mim como artista, não como indivíduo", disse. Cada obra "é um subproduto da colaboração".

'Facade of Sala de la Barca' (2015, acrylic on canvas, 163 x 202cm). Image © Ben Johnson
'Facade of Sala de la Barca' (2015, acrylic on canvas, 163 x 202cm). Image © Ben Johnson
Detail of 'Facade of Sala de la Barca' (2015, acrylic on canvas, 163 x 202cm). Image © Ben Johnson
Detail of 'Facade of Sala de la Barca' (2015, acrylic on canvas, 163 x 202cm). Image © Ben Johnson
'Mirador de Lindaraja' (2013, acrylic on canvas, 87 x 87in / 220 x 220cm). Image © Ben Johnson
'Mirador de Lindaraja' (2013, acrylic on canvas, 87 x 87in / 220 x 220cm). Image © Ben Johnson
Painting 'Mirador de Lindaraja' (2013, acrylic on canvas, 87 x 87in / 220 x 220cm). Image © Ben Johnson
Painting 'Mirador de Lindaraja' (2013, acrylic on canvas, 87 x 87in / 220 x 220cm). Image © Ben Johnson
'Patio de los Arrayanes' (2015, acrylic on canvas, 220 x 220cm). Image © Ben Johnson
'Patio de los Arrayanes' (2015, acrylic on canvas, 220 x 220cm). Image © Ben Johnson

'Roman Room' (2014, acrylic on canvas, 71 x 93in / 180 x 237cm): depiction of the Neues Museum (Berlin) by David Chipperfield Architects & Julian Harrap. Image © Ben Johnson
'Roman Room' (2014, acrylic on canvas, 71 x 93in / 180 x 237cm): depiction of the Neues Museum (Berlin) by David Chipperfield Architects & Julian Harrap. Image © Ben Johnson
'Room of the Niobids II' (2011, acrylic on canvas, 71 x 99in / 180 x 252cm): depiction of the Neues Museum (Berlin) by David Chipperfield Architects & Julian Harrap. Image © Ben Johnson
'Room of the Niobids II' (2011, acrylic on canvas, 71 x 99in / 180 x 252cm): depiction of the Neues Museum (Berlin) by David Chipperfield Architects & Julian Harrap. Image © Ben Johnson
'Room of the Niobids' (2011, acrylic on canvas, 71 x 99in / 180 x 252cm): depiction of the Neues Museum (Berlin) by David Chipperfield Architects & Julian Harrap. Image © Ben Johnson
'Room of the Niobids' (2011, acrylic on canvas, 71 x 99in / 180 x 252cm): depiction of the Neues Museum (Berlin) by David Chipperfield Architects & Julian Harrap. Image © Ben Johnson
'Fatherland Room' (2014, acrylic on canvas, 71 x 93in / 180 x 237cm): depiction of the Neues Museum (Berlin) by David Chipperfield Architects & Julian Harrap. Image © Ben Johnson
'Fatherland Room' (2014, acrylic on canvas, 71 x 93in / 180 x 237cm): depiction of the Neues Museum (Berlin) by David Chipperfield Architects & Julian Harrap. Image © Ben Johnson
'Looking Back to Richmond House' (2011, acrylic on canvas, 72 x 108in / 183 x 274cm). Image © Ben Johnson
'Looking Back to Richmond House' (2011, acrylic on canvas, 72 x 108in / 183 x 274cm). Image © Ben Johnson

Uma maior retrospectiva da obra de Johnson, Spirit of Place: Paintings 1967-2015, encontra-se atualmente em exposição na Southampton City Art Gallery (Reino Unido) até 23 de janeiro de 2016.

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Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Como o pintor Ben Johnson torna a representação arquitetônica tão real?" [How Painter Ben Johnson Takes Architectural Representation to Incredible Levels of Realism] 17 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780472/como-o-pintor-ben-johnson-torna-a-representacao-arquitetonica-tao-real> ISSN 0719-8906

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