O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Espacios de Paz, esperança na Venezuela

Espacios de Paz, esperança na Venezuela

Espacios de Paz, esperança na Venezuela
Espacios de Paz, esperança na Venezuela, © José Tomás Franco
© José Tomás Franco

Em um recente artigo publicado pelo The Architectural Review com o título de Venezuelan urban acupuncture: Spaces of Peace by PICO Estudio, Nicolás Valencia comenta sobre como uma geração de jovens arquitetos venezuelanos enfrenta os desafios mais práticos da arquitetura em um contexto local tenso e conflituoso.

Todavia, estas condições não impediram o surgimento de novos coletivos que apostam no trabalho participativo e em projetos de caráter social. Este é o caso do "PICO Estudio, um escritório que desde 2014 desenvolve o projeto Espacios de Paz, um ambicioso exercício de acupuntura urbana e desenho participativo em oito cidades venezuelanas". De acordo com Valencia, "durante cinco semanas, vinte coletivos latino-americanos refletem, projetam e constroem equipamentos públicos em bairros afetados pela pobreza, violência e desemprego."

© José Tomás Franco © José Tomás Franco © José Tomás Franco © José Tomás Franco + 5

Para o autor, o escritório enxerga a construção como uma desculpa, pois o foco destas intervenções está nas comunidades, em cultivar a confiança, criar consciência e formar cidadãos. 

Leia o artigo completo em inglês e espanhol aqui.

Espacios De Paz | Plataforma Arquitectura

Sobre este autor
Cita: Yunis, Natalia. "Espacios de Paz, esperança na Venezuela" [Espacios de Paz, esperanza en Venezuela] 19 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780417/espacios-de-paz-esperanca-na-venezuela> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.