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"Biciboxes" de São Paulo reduzem acidentes em 28%

"Biciboxes" de São Paulo reduzem acidentes em 28%
"Biciboxes" de São Paulo reduzem acidentes em 28%, © CET
© CET

Em abril de 2013 a Companhia de Engenharia de Tr[áfego (CET) de São Paulo começou a implementar a iniciativa "Frente Segura" com os chamados "biciboxes". Trata-se de áreas de espera exclusivas para motos e bicicletas, diferenciadas pela pintura no asfalto e localizadas entre a faixa de pedestres e os automóveis.

Deste modo, os ciclistas e motociclistas ficam mais visíveis para todos os condutores que esperam no semáforo, o que diminui a incidência de conflitos entre os diferentes usuários da rua e garante a segurança dos pedestres. 

Desde que os "biciboxes" começaram a ser implementados, os atropelamentos de pedestres diminuíram 28% e os acidentes com algum tipo de ferimento diminuíram 6%. Além disso, o número de acidentes envolvendo qualquer tipo de veículo diminuiu 12%, segundo os dados da CET. Neste último caso, o número de feridos também diminuiu de 186 para 155. 

Apenas no primeiro ano de implementação do "Frente Segura", que faz parte do Programa de Proteção à Vida, foram pintados 109 "biciboxes", e em outubro do ano passado já eram 326 os cruzamentos que contavam com estas áreas de espera exclusivas. A prefeitura pretende alterar outro 71 cruzamentos nas avenidas Bandeirantes, Ing. Caetano Álvares, Prof. Francisco Morato, Radial Leste, Rebouças, Sumaré e Tancredo Neves.

“Frente Segura” en Av. Francisco Morato, São Paulo. Image © CET
“Frente Segura” en Av. Francisco Morato, São Paulo. Image © CET

Assim, espera-se poder diminuir o número de acidentes, que em 2014 causaram 1.249 fatalidades, entre as quais 555 de pedestres (44,4%), 440 de motociclistas (35,2%) e 47 ciclistas (3,8%)

Ingreso y salida de bicibox. Image © Manual de Vialidad Ciclo-Inclusiva, Minvu
Ingreso y salida de bicibox. Image © Manual de Vialidad Ciclo-Inclusiva, Minvu

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Sobre este autor
Constanza Martínez Gaete
Autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. ""Biciboxes" de São Paulo reduzem acidentes em 28%" [Implementación de “Bicibox” en cruces de São Paulo permite reducir los atropellos en un 28%] 18 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780322/biciboxes-de-sao-paulo-reduzem-acidentes-em-28-percent> ISSN 0719-8906