Unesco elege Barcelona, Medellín e Montevidéu como cidades criativas

A Diretora Geral da Unesco, Irina Bokova, anunciou recentemente que Barcelona (Espanha), Medellín (Colômbia) e Montevidéu (Uruguai) fazem agora parte da lista de 47 cidades do mundo que conformam a Rede de Cidades Criativas. Ao passo que Barcelona e a capital uruguaia se qualificam como Cidades Literárias, a cidade colombiana se enquadra na categoria Música.

A Rede de Cidades Criativas foi criada em 2004 pela Unesco e busca estimular a "cooperação internacional com e entre cidades comprometidas a investir na criatividade como motor do desenvolvimento urbano sustentável, da inclusão social e da vitalidade cultural."

Em uma coluna publicada no jornal colo,biano El Tiempo, o promotor da candidatura de Medellín, Juan David Montero explicou que a cidade entrou para a lista devido à sua maturidade, destacando iniciativas como o Circulart, o Lab 3 do Museo de Arte Moderna da cidade e as casas de música que foram financiadas com a venda de metade da empresa de telecomunicações Une pela Prefeitura.

No caso da cidade catalã, a seleção é uma valiosa oportunidade para que "o Dia de Sant Jordi assuma dimensão internacional", como explicou Berta Sureda, comissária de Cultura da Prefeitura de Barcelona.

Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Unesco elege Barcelona, Medellín e Montevidéu como cidades criativas" [Barcelona, Medellín y Montevideo, ciudades creativas según la Unesco] 09 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779861/unesco-elege-barcelona-medellin-e-montevideu-como-cidades-criativas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.