Félix Guyon propõe mobiliário urbano em homenagem aos fundadores de Verchères

Projetado por Félx Guyon, do Les Ateliers Guyon em Verchères, Quebec, "Sails Benches" é um monumento às famílias fundadoras de Verchères, realizado a pedido da prefeitura da cidade. Tendo trabalhado em Montreal por tantos anos, Guyon retornou à sua cidade natal para este projeto, que foi selecionado como vencedor da categoria "Mobiliário" do World Interiors Awards 2015 em Londres, "encantando" os jurados com a narrativa pessoal e sensibilidade de "Sails Benches".

© Félix Guyon, via v2com newswire

A ideia por trás do projeto era criar ao mesmo tempo um mobiliário de rua funcional e um monumento poético para os fundadores de Verchères. Os bancos são feitos de carvalho branco - a espécie de madeira original usada nas embarcações do século XVII - concreto e metal. 

© Félix Guyon, via v2com newswire

Reconhecido por sua abordagem artística de projeto, realizando uma espécie de síntese dos materiais locais, Félix Guyon atraiu a atenção da prefeitura de Verchères.

"Quando a prefeitura me pediu para trabalhar neste projeto, Fiquei imediatamente empolgado e também muito inspirado. A oportunidade de trabalhar em um monumento em homenagem à cidade de minha infância e meus antepassados - e quase com 'carta branca' - era um sonho e um modo de agradecer aqueles que construíram o lugar que hoje eu amo", comentou Guyon. 

© Félix Guyon, via v2com newswire

Era importante para o projeto a expressão do orgulho coletivo que foi ressonante através de gerações de pessoas que viveram em Verchères. Sails Benches foi possível apenas com a cooperação de artesãos locais, que criaram um monumento para as futuras gerações. 

© Félix Guyon, via v2com newswire

Para Félix Guyon, o projeto marca um retorno às suas raízes e uma busca por sua própria essência artística. Tendo trabalhado e estudado na França, Londres e Montreal, Guyon retornou à sua terra natal na esperança de encontrar inspiração nos habitantes locais. 

"Meu avô era marceneiro e fabricava embarcações em Verchères na década de 1940. Meu pai e minha mãe ainda fazem esculturas com Plexiglass. De geração em geração, sempre amamos trabalhar com nossas mãos, criar algo do zero", comentou o arquiteto. 

© Félix Guyon, via v2com newswire

Via v2com.

Sobre este autor
Cita: Oh, Eric. "Félix Guyon propõe mobiliário urbano em homenagem aos fundadores de Verchères" [Félix Guyon's Sails Benches are Anchored in Montreal ] 30 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779520/felix-guyon-propoe-mobiliario-urbano-em-homenagem-aos-fundadores-de-vercheres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.