Sistema de esquadrias retráteis proporciona vistas completamente livres

Uma das alegorias mais populares da arquitetura moderna é a ideia de dissolver os limites externos das edificações, conectando os usuários com a natureza através do uso de grandes panos de vidro que "trazem o exterior para dentro". Nenhum outro projeto encarna esse aspecto tão fortemente como a Villa Tugendhat, de Mies van der Rohe, onde um lado inteiro do pano envidraçado podia ser escondido, abrindo completamente a casa. Embora muito elegante (especialmente nos anos 1930), a solução de Mies não teve prosseguimento, limitada à necessidade de um motor elétrico e um pavimento inferior para receber as esquadrias retráteis.

Hoje em dia, enquanto muitas casas incorporam o uso de grandes superfícies de vidro que se dobram, deslizam ou abrem, poucas apresentam a coragem do projeto de Mies, escolhendo mover os planos envidraçados para o lado em vez de fazê-los desaparecer por completo. Este ano, no entanto, a fabricante de esquadrias Vitrocsa pode ter dado um passo importante na missão de ocultar os panos de vidro por completo com seu sistema "Turnable".

Como mostrado no vídeo acima, o sistema leva o a ideia de esquadrias de correr um passo adiante ao permitir que os painéis virem nos cantos e sejam "guardados" dentro da parede sólida mais próxima. O sistema foi "desenvolvido para otimizar o espaço ao tirar completamente os painéis de vista", explica o website da companhia. 

Os trilhos usados neste sistema aumentam a ideia de desaparecimento: os trilhos "invisíveis" de Vitrocsa se mescla ao forro, exibindo  apenas um sulco onde antes havia uma superfície que separava o interior do exterior. 

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Sistema de esquadrias retráteis proporciona vistas completamente livres" [These Glass Walls Slide Around Corners to Disappear From View] 23 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779158/sistema-de-esquadrias-retrateis-proporciona-vistas-completamente-livres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.