Os aplicativos que prometem transformar as cidades em espaços inteligentes

Ajudar uma pessoa com problemas de visão a desfrutar de um percurso mais seguro. Fazer com que um cidadão desempregado se encarregue das correspondências. Saber o nível de poluição atmosférica. Tudo isso através de aplicativos de celular.

Este tipo de informação tem ainda mais importância se levarmos em consideração as estimativas da ONU, que dizem que no ano de 2050 três quartos da população mundial viverá em áreas urbanas. A partir disso, foi recentemente realizada em Barcelona a quinta versão do Smart City World Congress, uma cúpula que reuniu representantes de cidades dos cinco continentes, 465 expositores e 14 mil participantes.

Entre os projetos apresentados, além de novos aplicativos de celular, destaca-se um micro-ônibus sem motorista, previsto para entrar em circulação na Holanda, Singapura e EUA, e um drone equipado com um tecnologia capaz de ajudar em situações de emergência médica em locais remotos.

Um modelo de micro-ônibus sem motorista circulou pelo evento. Imagem © Smart City World Congress

"A transformação urbana é um dos grandes desafios que enfrentaremos no futuro próximo e este evento pretende ser uma ferramenta útil para fomentar a colaboração entre cidades e empresas, e o intercâmbio de conhecimento e experiências. Contribuir em um projeto de tal magnitude nos faz sentir orgulhosos", comentou o diretor do evento e empresário, Ugo Valenti.

Veja, a seguir, cinco aplicativos apresentados no evento que já estão disponíveis para download:

Outbarriers: a partir da ideia de inclusão social sustentável, o aplicativo busca oferecer a máxima autonomia para pessoas cegas em ambientes urbanos. O software identifica, através de um detector de proximidade, os diferentes obstáculos e problemas que podem ser encontrados nas ruas e informa, através do celular, a presença destes.

Outbarriers App. Imagem © Android Store

Shotspotter: um sistema de microfones que identifica qualquer disparo de arma de fogo realizado nas proximidades e identifica precisamente, por meio de triangulação, o local do incidente.

Shotspotter App. Imagem © ShotSpotter Gunshot Detection and Location Service

Glovo: este aplicativo conecta todos que querem comprar, enviar ou receber um determinado produto em menos de 60 minutos através de um sistema de mensageiros independentes.

Glovo App. Imagem © App Store

Mapp4All: pretende se tornar "a Wikipedia da acessibilidade". O programa identifica todo tipo de ponto de interesse das cidades, de museus a serviços municipais, que são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida.

Mapp4All App. Imagem © App Store

Bike Cidadão: pensado para ciclistas, os usuários podem informar colaborativamente em um mapa problemas, assaltos e outras ocorrências. À medida em que você se desloca na cidade, o aplicativo emite um alerta de voz que informa que determinado local já foi reportado por outro ciclista.

Bike Cidadão . Imagem © Android Store

A próxima edição do Smart City Expo acontecerá em abril de 2016 em Istambul. Quais serão as próximas inovações? Estamos ansiosos para saber.

Referências: Smart City Expo, Smart City Hack App, El Mundo, El País y Revista de Urbanismo y Medio Ambiente.

Sobre este autor
Cita: Amanda Marton. "Os aplicativos que prometem transformar as cidades em espaços inteligentes" [Las aplicaciones que prometen transformar las ciudades en espacios inteligentes] 21 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779045/os-aplicativos-que-prometem-transformar-as-cidades-em-espacos-inteligentes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.