Ilhas artificiais que purificam a água de canais urbanos

Algumas cidades da Espanha, Estados Unidos, Reino Unido, China e Filipinas colocaram em prática uma estratégia simples, porém eficaz, para purificar a água de seus canais: ilhas flutuantes artificiais construídas para melhorar a qualidade de água e também regenerar o habitat natural e enriquecer a fauna e flora local. 

Os idealizadores da proposta são os escoceses Galen Fulford, Michael Shaw e Lisa Shaw, que fundaram em 2008 a companhia Biomatrix Water alguns anos após desenvolverem o projeto Ecovillage International que tinha como objetivo garantir o acesso à água potável em países do hemisfério sul. 

Aplicação em Manila, Filipinas. Imagem via Biomatrix / Fan Page

As ilhas flutuantes desencadeiam um processo biológico de restauração do ecossistema aquático e consistem em  estruturas modulares feitas de um plástico reciclável, resistente à radiação UV e com vida útil de 50 anos. As ilhas são "povoadas" por uma série de plantas nativas escolhidas para criar um habitat para a fauna selvagem e enriquecer a biodiversidade aquática. 

Catálogo de módulos disponíveis. Imagem via Biomatrix / Fan Page

À medida em que a vegetação cresce, as raízes submersas oferecem uma atraente "matriz biológica" que "depura a água através da decomposição, absorção e transformação metabólica de nutrientes e outros contaminantes". 

O impacto destas ilhas artificiais foi medido através de uma série de estudos realizados desde 2009. Como explicado no Citylab em 2014, a instalação destas estruturas em uma lagoa de águas residuais do estado de Montana, EUA, resultou em uma remoção de nitrogênio 52% mais eficaz. 

Via Hypeness, Citylab e BioMatrix

Aplicação em Lincoln, Reino Unido. Imagem via Biomatrix / Fan Page
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Ilhas artificiais que purificam a água de canais urbanos" [Estas islas artificiales filtran el agua de los canales urbanos] 17 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778834/ilhas-artificiais-que-purificam-a-agua-de-canais-urbanos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.