MASP traz de volta os cavaletes de vidro de Lina Bo Bardi

Um ícone do design moderno brasileiro, o cavalete de vidro desenhado por Lina Bo Bardi, será trazido de volta às atividades no MASP. Agora em concreto, madeira e cristal, a nova versão dos cavaletes, que sofreu ligeiras mudanças em seu sistema de fixação das obras de arte, foi desenvolvida pelo escritório Metro Arquitetos, responsável também pela recuperação de alguns espaços do Museu segundo o projeto original de Lina.

Na mostra inaugural, que abre as portas no dia 11 desse mês, 119 obras serão expostas ao público na pinacoteca do museu, entre as quais pinturas de Mantegna, obras de contemporâneos como Marcelo Cidade e telas de de Velázquez, Rembrandt, Ingres, Delacroix, Cézanne, Renoir, Manet, Matisse, Volpi e Portinari, entre outros.

Paralelamente à mostra, o MASP lança a o catálogo bilíngue Concreto e Cristal: o Acervo do Masp nos Cavaletes de Lina Bo Bardi, organizado pelos curadores Adriano Pedrosa e Luiza Proença (Editora Cobogó, 305 páginas, R$ 150).

O espaço da Pinacoteca também foi alterado; tendo sido removidas as paredes cenográficas que a compartimentavam, agora ela consiste em um salão único de 2.100 metros quadrados que receberá a exposição nos cavaletes cristalinos que, por sua transparência, rompem com a hierarquia sugerida pelas exposições dos museus mais conservadores.

Novos cavaletes de cristal do Masp, que resgatam a expografia pensada por Lina Bo Bardi em 1968, serão usados na exposição com o acervo do museu a ser inaugurada no dia 11 de dezembro Foto: Divulgação

As persianas da Pinacoteca foram mantidas e, segundo a diretoria do museu, permanecerão fechadas para controlar a luz e proteger as obras. O museu ainda avalia a possibilidade de abrir as persianas à noite, embora o manejo (em razão dos 5,3 metros de altura) dificulte o processo. O piso original de borracha industrial também foi mantido.

Referência: Estadão

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "MASP traz de volta os cavaletes de vidro de Lina Bo Bardi" 07 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778296/masp-traz-de-volta-os-cavaletes-de-vidro-de-lina-bo-bardi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.