9 lojas da Aesop que revivem a simplicidade da arquitetura

A companhia australiana de cosméticos Aesop está claramente comprometida com o design. Ao longo dos anos, a empresa trabalhou com arquitetos como Snøhetta, Paulo Mendes da Rocha,Torafu e Ilse Crawford para criar lojas icônicas e singulares em diversas partes do mundo.

Para "celebrar os processos criativos, materiais e aspectos" que caracterizam cada uma das lojas, a Aesop lançou um novo website chamado Taxonomy of Design. Inspirados pela coletânea, reunimos aqui algumas das melhores lojas da Aesop, cada qual desenvolvida de forma única, em geral por arquitetos locais que buscam inspiração no contexto no qual o projeto se insere. Conheça, a seguir, nove lojas da Aesop que revivem a simplicidade da arquitetura.

Aesop Kyoto / Shinichiro Ogata, SIMPLICITY team

Aesop Kyoto / Shinichiro Ogata, SIMPLICITY team . Cortesia de Aesop

Materiais: concreto, cobre e tecido

Da rua, as linhas limpas da fachada cristalina oferecem um vislumbre daquilo que está por vir. Duas amplas janelas emolduram uma antiga bomba d'água que recebe os visitantes, uma anomalia temporal no cenário contemporâneo - um lembrete tangível do grande patrimônio de Kyoto. 

Aesop Le Marais, Paris / Cuguë

Aesop Le Marais, Paris / Cuguë. Cortesia de Aesop

Materiais: gesso e aço

Rigor e repetição nos detalhes definem o espaço: 427 tampas de canos de aço oxidadas - as mesmas usadas no sistema de escoamento da cidade - são viradas de cabeça para  baixo e engastadas na parede para servir como pequenas prateleiras individuais. 

Aesop Nolita / Tacklebox Architecture

Aesop Nolita / Tacklebox Architecture. Cortesia de Aesop

Materiais: New York Times, madeira e concreto

A 'Gray Lady’  [New York Times] tem sido uma  fonte de informação constante em Nova Iorque e no mundo desde sua criação em 1851. Aqui, 2800 cópias do icônico jornal foram cortados em 400 mil faixas que foram empilhadas e coladas para formar "tijolos" de papel que alinham as paredes e conformam a marcenaria.

Aesop North Melbourne / March Studio

Aesop North Melbourne / March Studio. Cortesia de Aesop

Materiais: Fontes vienenses

Internamente, as paredes são revestidas por um tom de rosa profundo e escuro que imediatamente acalma os sentidos com seu calor rosado. O piso de concreto escuro acrescenta um toque contemporâneo e é um forte apoio para a paleta feminina. 

Aesop Oscar Freire, São Paolo / Paulo Mendes da Rocha e Martin Corullon (Metro Arquitetos)

Aesop Oscar Freire, Sao Paolo / Paulo Mendes da Rocha e Martin Corullon (Metro Arquitetos). Cortesia de Aesop

Materiais: concreto, aço e vidro

Uma dialética distorcida entre lógica geométrica e formas orgânicas permeia o espaço. Os olhos são primeiramente guiados ao piso da loja, revestido por ladrilhos cerâmicos originais que exibem delicadas formas estrelares em tons de azul e marrom. 

Aesop Prisensgate, Oslo / Snøhetta

Aesop Prisensgate, Oslo / Snøhetta . Cortesia de Aesop

Materiais: ladrilhos cerâmicos originais e tijolo

A série de dez domos posicionados no forro é uma intervenção bastante marcante. Fabricados com concreto reforçado com fibra, cada peça consiste em cunhas pré-fabricadas que foram montadas antes da instalação.

Aesop Chelsea, New York / Aesop Design Department

Aesop Chelsea, New York / Aesop Design Department. Cortesia de Aesop

Materiais: The Paris Review, ardósia, papel e madeira

Ocupando a parede do fundo há uma aquarela em preto e branco em homenagem ao The Paris Review – um lembrete da junção onde a imagem encontra o mundo escrito. 

Aesop Newburry Street, Boston / William O’Brien Jr.

Aesop Newburry Street, Boston / William O’Brien Jr.. Cortesia de Aesop

Materiais: carvalho branco, ferro e aço

A partir da entrada os visitantes passam por uma transição tátil que companha a pequena escada que desce do nível da rua para o subsolo escavado no arenito onde a loja se localiza. 

Aesop NW 23rd Avenue, Portland / John Randolph

Aesop NW 23rd Avenue, Portland / John Randolph. Cortesia de Aesop

Materiais: lona marinha e lona marinha acolchoada

O distrito noroeste de Portland, também conhecido como Nob Hill, se desenvolve em torno de um conjunto de casas Vitorianas que agora abrigam uma das lojas mais proeminentes da cidade - um agradável recinto que incorpora o charme descontraído dessa cidade da costa oeste. 

Descrição por Aesop
Vídeos por Pedro Kok para a Aesop.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Santos, Sabrina. "9 lojas da Aesop que revivem a simplicidade da arquitetura" [9 Aesop Stores that Revitalize Architectural Simplicity] 07 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778229/9-lojas-da-aesop-que-revivem-a-simplicidade-arquitetonica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.